Evento marca Semana Mundial de Aleitamento Materno

07/08/2009

Autor: Denize Assis

Mobilização quer estimular aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo seis meses de maneira exclusiva. A cantora Claudia Leitte é madrinha neste ano

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio da Área Técnica da Saúde da Criança e do Adolescente e do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, mobilizou nesta quinta-feira, 6 de agosto, no Salão Vermelho do Paço Municipal, representantes de toda rede pública municipal de Saúde e de outras secretarias municipais para mais um evento em comemoração à 18ª Semana Mundial da Amamentação (SMAM), que vai até o dia 7 de agosto.

O evento foi aberto pelo Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, que ressaltou o slogan “Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção”, escolhido pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para marcar a nova edição da Campanha de Aleitamento Materno no País.

A campanha defende a amamentação como resposta às situações de emergência, como enchentes, secas e outras catástrofes naturais. O tema foi definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, sigla em inglês).

“Este é um momento importante para de refletir, pensar e continuar a trabalhar para cada vez mais avançarmos no sentido de incentivar uma maior participação e o apoio dos profissionais de saúde, familiares e rede social, governo e sociedade civil organizada à mulher e seu filho inclusive em situações em que o risco de interrupção da amamentação aumenta e as condições típicas de catástrofes favorecem o aparecimento de doenças infecciosas”, disse. “Temos que assegurar o que há de melhor para o bebê e evitar o leite artificial”, afirmou e lembrou a atual situação epidemiológica da Influenza A (H1N1).

O secretário ainda ressaltou o fato de Campinas ter um dos menores índices de mortalidade infantil do Estado de São Paulo e do Brasil, comparável aos dos países mais desenvolvidos do mundo. Ele ressaltou a importância do aleitamento materno exclusivo até seis meses para este resultado. “Agradeço o trabalho de toda rede de saúde no empenho para este resultado”, disse, lembrando as ações de pré-natal, assistência ao parto e toda sequencia de atendimento na atenção básica.

A coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente de Campinas, a pediatra Maria Fernanda Costa Haddad, disse, na mesa de abertura, que a data é de extrema importância para a saúde da comunidade. “Este é um dia muito alegre porque estamos falando da 1ª ação de prevenção e promoção da saúde”, afirmou e informou que a Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada desde 1992 em mais de 120 países e, no Brasil, tem suas ações coordenadas pelo Ministério da Saúde desde 1999.

Também participaram da mesa da abertura do evento o diretor municipal de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello; o vice-prefeito Demétrio Vilagra; o diretor da Defesa Civil, Sidney Furtado; e a diretora do Departamento de Operações de Assistência Social, da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Ismênia Aparecida Santos Zocchi.

Após a mesa de abertura foram proferidas palestras pelo diretor da Defesa Civil e pela coordenadora municipal da Saúde da Criança. Também foi apresentado um vídeo sobre o tema.

Madrinha. Neste ano, a campanha tem como madrinha a cantora baiana Claudia Leitte e seu filho Davi, de seis meses. A artista chama atenção para a importância do gesto de amamentar. Um filme e um spot com Claudia e Davi foram gravados para veiculação nas televisões e nas rádios.

Em Campinas foram distribuídos cartazes e folders. Além disso, a divulgação da mobilização foi feita em todos os serviços da rede pública municipal de saúde, que desenvolveram ações variadas para chamar a atenção para a semana.

O convite à Claudia Leitte foi feito pelo ministro José Gomes Temporão. A cantora foi escolhida pelo seu exemplo. Além de amamentar Davi, Cláudia tem declarado que considera isto fundamental.

“Esse contato que tive com meu filho por meio da amamentação só quem amamenta tem. O que troquei com ele, a cumplicidade que a gente desenvolveu é muito grande. Tenho certeza que aconteceu uma coisa mágica entre nós, que vai ficar para o resto da vida. Fora o fato de que do leite materno ser responsável por prevenir um monte de doenças e infecções e outras coisas mais importantes no desenvolvimento do bebê”, declara a madrinha de 2009.

Claudia deixa um recado para as mães: “Não deixe de amamentar, por nenhum motivo, e sejam muito felizes nesse momento, porque o que a gente sente quando é a provedora do alimento do nosso filho, e ele é feito dentro do nosso corpo é algo que nos faz poderosas”.