Campinas marca Dia dos Pais com Campanha de Prevenção da Saúde Masculina

07/08/2009

Autor: Denize Assis

Iniciativa é uma extensão do Congresso de Aterosclerose e busca conscientizar a população masculina sobre riscos cardiovasculares e câncer de próstata. Na oportunidade também serão divulgadas informações sobre Influenza A H1N1

Para marcar o Dia dos Pais, a Prefeitura Municipal de Campinas, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e a indústria farmacêutica EMS promovem nestes dias 8 e 9 de agosto, das 8 às 12 horas, na Lagoa do Taquaral, o evento “Homem Também se Cuida - Campanha de Prevenção da Saúde Masculina”.

O público masculino que comparecer ao local vai receber orientações sobre riscos cardiovasculares e câncer de próstata. Também terá a oportunidade de fazer uma avaliação da pressão arterial, circunferência abdominal, glicose e colesterol, além de responder um questionário sobre hábitos de vida. Cardiologistas e urologistas estarão disponíveis no local para esclarecer dúvidas. Além disso, vão ser distribuídos folhetos com orientações sobre a área de urologia e sobre a nova gripe - Influenza A (H1N1).

Câncer de próstata. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 50 mil novos casos de câncer de próstata vão ser diagnosticados no Brasil só este ano. A prevenção é a melhor forma de diagnosticar um possível problema de saúde desde o início. Por este motivo, ações de conscientização, como incentivar homens com mais de 45 anos a procurarem o urologista para realização de exames de rotina, são fundamentais.

Doença cardiovascular. A doença cardiovascular representa a maior causa de morte na região e no Brasil. Diariamente, em Campinas e na Região Metropolitana, morrem cerca de 10 pessoas de doença cardiovascular. Isto significa 3 mil mortes por ano.

As doenças do coração estão diretamente relacionadas aos hábitos de vida como tabagismo, dieta inadequada e sedentarismo. Tais hábitos propiciam o aumento do colesterol e obesidade e, por consequência, diabetes. Não podemos esquecer da hipertensão e também da existência de um forte componente genético: Indivíduos que têm familiares que tiveram acidente vascular cerebral (AVC) e infarto têm uma propensão maior, quando comparados com aqueles que não têm antecedentes familiares. Portanto, para prevenção são necessários hábitos de vida saudáveis.

“Sabemos que as mulheres já têm o hábito de realizar exames de prevenção. É preciso incentivar os homens a terem a mesma atitude”, afirma Telma Salles, diretora de Relações Externas da EMS. Segundo a executiva, esse tipo de evento mostra o envolvimento responsável da empresa com a saúde, prevenção e bem-estar da população.

De acordo com o Secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, estudos demonstram que os homens cuidam pouco da saúde e só buscam ajuda quando os problemas se agravam. Segundo José Francisco Saraiva, os homens bebem mais, fumam mais e estão mais expostos aos riscos da inatividade física, consumo de gorduras e excesso de peso que as mulheres. A taxa de mortalidade dos homens é 15 vezes maior entre 20 e 29 anos – especialmente em decorrência da violência.

“Por isso, é muito importante cuidar da saúde do homem. Campinas está elaborando e deve lançar em breve uma nova política de saúde do homem, que vai além da prevenção ao câncer de próstata”, diz.

Segundo o secretário, este evento em parceria com a EMS e a SMCC, além de ser uma extensão ao Congresso de Aterosclerose, é um primeiro momento em busca da implementação desta política de cuidados com o homem.

“É diretriz da Secretaria se empenhar para que esta política prospere como as políticas de atenção à saúde das mulheres, das crianças e dos idosos. E para isso é necessário um esforço para além da saúde. Teremos de atuar em busca de uma mudança social na escola, no trabalho, na família, entre outros espaços sociais. Para isto, parcerias são fundamentais. É neste sentido que promovemos este evento do Dia dos Pais na Lagoa do Taquaral”, afirma.

Sobre a EMS. A EMS é a brasileira líder no segmento farmacêutico em unidades comercializadas e em faturamento. Com capital 100% nacional e 45 anos de trabalho sério, a empresa atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, OTC e higiene pessoal. Possui duas plantas produtivas, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas (SP), onde funciona um moderno complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento. Os medicamentos desenvolvidos e produzidos pela companhia são comercializados no Brasil e exportados para cerca de 20 países.