Nova Gripe: Prefeitura estabelece rede de informação para orientar população sobre prevenção na volta às aulas

14/08/2009

Autor: Ingrid Vogl e Denize Assis

A partir do dia 17, pelo menos 409 mil folders, cartazes e vídeos serão distribuídos. Ação é fruto de parceria entre Saúde, Educação, Transportes e Unimed

Afastar pessoas com sintomas de gripe do convívio e lugares onde há aglomeração. Essa é a principal orientação que a Secretaria Municipal de Saúde vai repassar à população, por meio de 409,2 mil folders e 10 mil cartazes, além de mais de 300 vídeos que serão distribuídos para as famílias de Campinas na volta às aulas e para a população em geral a partir do dia 17 de agosto. O objetivo é reduzir o risco de propagação da nova gripe - Influenza A (H1N1).

A Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Transportes e em parceria com a Unimed, vai investir fortemente nas ações de educação em saúde para estabelecer uma rede de informação e mobilização social focada em alunos, pais, professores e população em geral com orientações sobre a nova gripe, sintomas e procedimentos em relação a crianças com síndrome gripal - que devem permanecer em casa por sete dias após o início dos sintomas.

Distribuição. A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando 300 mil folders com orientações da nova gripe, que serão distribuídos a partir das primeiras horas da manhã do dia 17 nas 198 escolas da rede municipal e também nas unidades escolares particulares de Campinas.

A Emdec está afixando 1,2 mil cartazes em toda a frota e nos 11 terminais. Também orientou as concessionárias e cooperativas que fazem parte do transporte público a deixar janelas dos veículos abertas e a adotar outras ações de prevenção, para minimizar a propagação da nova gripe.

A Unimed também se aliou à Prefeitura e iniciou a distribuição de 100 mil folders informativos nas unidades próprias, além de disponibilizá-los para as redes pública e privada de saúde. Mais de 300 vídeos com o esclarecimento acerca das principais dúvidas sobre a doença vão ser disponibilizados em unidades de saúde, escolas e para a população interessada em ter o material. O vídeo está disponível também no portal da Prefeitura www.campinas.sp.gov.br

Conscientização. Com a volta às aulas, estima-se que pelo menos 200 mil estudantes voltem ao convívio escolar em Campinas, sendo mais de 70 mil só na rede municipal e creches conveniadas. Conforme o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, a propagação de informações sobre a nova gripe é essencial para a prevenção da doença. “Neste momento, a principal conduta deve ser fortemente focada na educação, informação de qualidade e na orientação a toda comunidade. Com a conscientização das pessoas e as medidas em relação a assistência e vigilância epidemiológica, com certeza vamos alcançar resultados positivos”, disse.

A enfermeira sanitarista da Vigilância em Saúde, Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, reforçou a orientação para que as equipes de educadores não recebam alunos com sintomas de gripe nas escolas. Ela também ressaltou que a rede de saúde de Campinas está preparada para atender aos pacientes acometidos pela nova gripe, considerando a expectativa de aumento dos casos com a volta às aulas.

“Estamos preparados para atender a todos os casos suspeitos, inclusive com o acesso mais amplo ao medicamento para a doença, já que o município está capilarizando a distribuição do produto”, afirmou. Segundo Brigina, a Secretaria Estadual de Saúde se comprometeu a garantir a distribuição sistemática do Oseltamivir – nome genérico do Tamiflu. A sanitarista informou ainda que até este momento não houve desabastecimento do medicamento em Campinas.

Preparação. Além das informações repassadas por meio de folders, cartazes e vídeos, cerca de 5 mil profissionais da rede municipal de educação receberam orientações das equipes da Vigilância em Saúde de Campinas sobre a nova gripe, entre os dias 29 de julho e 7 de agosto. Após a capacitação, os educadores organizaram reuniões nas escolas para traçar planos e estratégias para prevenir a doença e desenvolver atividades de conscientização entre os alunos e pais. As redes particular e estadual e outros setores da sociedade também receberam orientações dos técnicos da Secretaria de Saúde.

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) José Fidelis, a equipe de educadores se reuniu com profissionais do centro de Saúde próximo à escola para que todas as dúvidas fossem esclarecidas e vai distribuir desenhos e realizar outras atividades interativas para que os pequenos ao mesmo tempo pintem e aprendam sobre formas de prevenção da nova gripe.

“A partir de segunda-feira, dia 17, complementaremos algumas ações de conscientização entre os educadores e os alunos no cotidiano escolar”, contou o diretor da unidade, Anderson Missio.

Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Geny Rodriguez, álcool gel e copos descartáveis farão parte do cotidiano da comunidade escolar. “Fizemos cartazes e vamos distribuir cartas aos pais com orientações, além de termos feito reunião com os professores e funcionários. O objetivo é que todos estejam engajados nas ações de prevenção”, explicou a diretora da escola, Sônia Maria Pedrassolli Felipe.

A Secretaria Municipal de Educação também irá afastar das salas de aula 22 professoras e 10 monitoras que estão grávidas. A ação visa prevenir a nova gripe entre as gestantes, que constituem um dos principais grupos de risco para a doença. Essas educadoras, por pelo menos 20 dias, assumirão atividades administrativas nas escolas.

Segundo a Secretaria de Saúde, as mudanças no corpo da mulher durante a gravidez reduzem sua imunidade e, por isso, ela corre mais risco de adoecer.

Desde junho, Campinas notificou 580 casos suspeitos de Doença Respiratória Aguda Grave. Deste total, 150 foram confirmados para H1N1. Outros 180 aguardam resultados e o restante foi descartado. Do total de confirmados – 150 -, dez morreram, sendo uma gestante.

Sintomas. Muitas informações têm sido veiculadas, principalmente pela internet, acerca da nova gripe, nem todas corretas. Os sintomas da gripe pelo Influenza A H1N1 são parecidos com o da gripe sazonal. “Você não será capaz de saber a diferença entre a gripe comum e a nova gripe – ou gripe pelo Influenza A (H1N1)”, diz a Organização Mundial de Saúde.

Se tiver febre alta (mais de 38 graus), tosse e/ou dores musculares e nas articulações e/ou cansaço, procure o centro de saúde ou seu médico de confiança. Não vá à escola, ao trabalho ou a lugares de grande concentração de pessoas porque há risco de você transmitir a doença. Fique em casa e siga as orientações médicas.

Em Campinas, as pessoas podem tirar dúvidas sobre a gripe A (H1N1) pelos telefones 156 ou 160.

Volta ao índice de notícias