Palestras marcam Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla

25/08/2009

Autor: Denize Assis

Para marcar o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, comemorado no dia 30 de agosto, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e o Grupo de Esclerose Múltipla de Campinas (GEMC) promovem palestras gratuitas sobre a doença nesta terça-feira, dia 25 de agosto, das 14h30 às 16h. O evento ocorre no auditório da SMCC - rua Delfino Cintra, 63, Centro - e tem o apoio da Bayer. Informações e inscrições podem ser feitas pelo fone: (19) 3231-2811.

As palestras vão ser proferidas pelo médico Mauro Augusto de Oliveira, coordenador do Departamento de Ciências Neurológicas da SMCC, e pela enfermeira Mariana Machado Silva e Cecília Pazette, representante do Grupo de Esclerose Múltipla de Campinas. O evento será encerrado às 16h, com um coffee break e apresentação de um violinista.

Sobre a Esclerose Múltipla. Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória do sistema nervoso central, provocada por uma estimulação do sistema imunológico que passa a agir contra o organismo.

A inflamação acontece na bainha de mielina, que envolve as fibras nervosas, provocando sua destruição e trazendo graves repercussões neurológicas, uma vez que a mielina faz parte dos mecanismos de transmissão das mensagens ou impulsos nervosos do cérebro para as demais partes do corpo humano e vice-versa.

De causa desconhecida e difícil diagnóstico, se manifesta através de surtos, provocando sintomas variados de acordo com o tipo de área afetada. Os sintomas evoluem ao acaso e, em geral, os mais comuns são:

• fadiga;
  • problemas de visão;
  • perda de equilíbrio e da coordenação muscular;
  • dificuldade em falar (articulação das palavras);
  • tremores;
  • dificuldades vesicais (controle da bexiga);
  • distúrbios intestinais;
  • dificuldades de andar;
  • problemas cognitivos (de aprendizagem);
  • paralisias (em casos extremos) etc.

Pelo fato destes sintomas poderem ser brandos no início, muitos pacientes demoram a procurar atendimento médico específico, confundindo a doença com outros tipos de patologias, como a labirintite.

São exames complementares a ressonância magnética (permite identificar-se lesões no cérebro, típicas da esclerose múltipla) e o líquido cefalorraquidiano (o aumento de anticorpos e imunoglobulinas neste líquido pode ser sinal de esclerose múltipla).

O diagnóstico precoce é muito importante para que o tratamento contenha a inflamação, evitando seqüelas mais graves.

A doença, por enquanto, não tem cura, mas existem tratamentos que melhoram a condição física e a qualidade de vida dos portadores. Entre estes tratamentos constam a fisioterapia, a psicoterapia e os medicamentos como os interferons que são os mais utilizados.

A doença é suscetível em jovens adultos entre 20 e 40 anos e mais em mulheres do que em homens (numa proporção de 2x1). É uma doença mais comum em países de clima temperado, mas estimam-se em 25 mil os brasileiros hoje, portadores de Esclerose Múltipla.

Portanto, a esclerose múltipla não é uma doença de idosos; não é contagiosa, e muito menos sexualmente transmissível. Por enquanto, é considerada uma doença neurológica grave, incurável, irreversível e incapacitante; mas, também é certo que, quanto mais cedo for diagnosticada e tratada, melhor o prognóstico.

Sobre o GEMC. O Grupo de Esclerose Múltipla de Campinas e Região (GEMC), associação que atua desde 1997, foi criado com o objetivo de prestar apoio e possibilitar a integração entre os portadores de esclerose múltipla, viabilizando a troca de experiências e facilitando a superação dos problemas enfrentados, decorrentes desta patologia.

O Grupo reúne-se mensalmente, para assistir palestras de profissionais ligados à saúde e promover troca de experiências entre os pacientes.

Também para marcar o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, o GEMC promove no dia 29 de agosto, às 15h, no Salão Vermelho da Prefeitura a palestra ‘O futuro do tratamento da esclerose múltipla’, a ser proferida pelo médico neurologista Leonardo de Deus.

A palestra é aberta a todos os portadores, seus familiares, amigos, profissionais e interessados no tema.

A data. A data de 30 de agosto é reconhecida pela Lei Federal n° 11.303, de 11 de maio de 2006, como o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Foi escolhida por ser o dia do nascimento de Ana Maria Amarante Levy, portadora de esclerose múltipla e fundadora da ABEM, primeira instituição no Brasil dedicada a esta causa e aos portadores da doença.