Comissão da 9ª Conferência prepara texto preliminar para a plenária do próximo dia 28 de agosto

05/08/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Reunida na manhã desta terça-feira, dia 3 de agosto, na sala do Conselho Municipal de Saúde (CMS), a Comissão Organizadora da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Campinas leu o texto preliminar elaborado pela Subcomissão Temática de Sistematização e Relatoria. O documento, que ainda receberá novos subsídios para esclarecer pontos acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Modelos de Gestão, servirá de base para a plenária marcada para o próximo dia 28 de agosto em local ainda a ser definido. Outras duas plenárias também foram marcadas para os dias 30 de outubro e 27 de novembro.

No encontro do dia 28 serão discutidos os desafios atuais da gestão do SUS, como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), financiamento, Emenda Constitucional 29, divisão de recursos, priorização da rede básica de saúde e modelos de gestão.

De acordo com a programação elaborada pela Comissão Organizadora, os trabalhos da reunião do dia 28 começam às 8h30 com a mesa de abertura e explicação dos trabalhos do dia. Das 9h às 11h acontecem os debates nos grupos de trabalho e, das 12h às 15h, explanação do médico Nelson Rodrigues dos Santos (Nelsão), do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa).

Na plenária do dia 30 de outubro vão ser colocados em pauta os desafios da elaboração de propostas que definam a vocação da rede básica como estruturante da rede assistencial, sua relação com as especialidades, a rede hospitalar, Pronto Atendimento e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Na última reunião preparatória, dia 27 de novembro, será a vez dos desafios atuais do trabalho em Saúde, que englobam a rotatividade médica, terceirização dos serviços do SUS, relações de trabalho, construção do SUS com comando único do Estado, humanização dom atendimento e democratização das relações de trabalho.

Participaram da reunião do último dia 3, Cecília Veiga, Elizabete Zuza, Evaristo Paula Aguiar, Francisco Mogadouro da Cunha, Iraí aparecida Betti, Isabel Cristina, Seregatto, Izabel Pereira de Oliveira, Luciana C. Cantareiro, Márcia Molina, Maria da Graça Silva Xavier, Maria Haidée de Jesus Lima, Maria Helena Nogueira, Maria Ivonilde Lúcio Vitorino, Maria José Marta da Costa, Neide Aparecida F. Alves, Pedro Humberto Scavariello, Rosa Brasilina, Terezita Del Niño J. L. N. Quintana e Yara de Oliveira Corrêa.

Visitem nosso blog

www.cmsaudecampinas.wordpress.com