Centro de Lactação e rede de saúde comemoram Semana Mundial do Aleitamento Materno

01/08/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

O Centro de Lactação e Banco de Leite Humano de Campinas, do Sistema Único de Saúde (SUS), abre na manhã desta terça-feira, 2 de agosto, no Anfiteatro Dr. Álvaro Eugênio, na Avenida Orosimbo Maia, centro de Campinas, a Semana Mundial da Amamentação. Durante esta semana, em todas as unidades de saúde do município, ocorrerão atividades voltadas à conscientização da sociedade de que, apesar do aleitamento materno ser um ato natural, precisa de apoio de todos, da família, dos profissionais de saúde, empregadores, e, especialmente da mídia e dos formadores de opinião. A semana é comemorada de 1 a 7 de agosto e, no Brasil, é coordenada pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

A cerimônia de abertura, na Maternidade de Campinas, contará com a presença do secretário municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, do presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Maternidade de Campinas, Arthur J. Canguçu de Almeida, do presidente da Maternidade de Campinas, Carlos Alberto de Figueiredo Cortês, do superintendente da Maternidade de Campinas, Geovane Cravo, além de outras autoridades municipais.

Após a cerimônia de abertura, às 10h30 está programada a palestra “Aleitamento Materno no Contexto da Instituição", com a médica pediatra Maria José G. Mattar. Em seguida, às 14h, a médica Maria Aparecida Brenelli Vitali fala sobre “Alojamento Conjunto: importância e dimensão”.

O evento prossegue na manhã de quinta-feira, dia 4, com a palestra “Os aspectos psicológicos do Aleitamento Materno”, que será proferida pela psicóloga Ana Barini. Às 14h será vez da médica Gleise A. Moraes Costa falar sobre “Assistência no Aleitamento Materno e sua Complexidade". A cerimônia se encerra às 15h30, com um lanche da tarde com as mães atendidas pelo Banco de Leite e pela Maternidade.

Atividades nos distritos

Na região do Distrito Sudoeste ocorrerão ações internas nas Unidades Básicas de Saúde, com palestras, cartazes e distribuição de material Educativo. No CS DIC 1 e Vista Alegre haverá exposição de fotos.

Na área de abrangência do Distrito Norte estão programadas ações educativas na recepção das onze unidades básicas de saúde. Também será apresentado nas unidades um vídeo do Ministério da Saúde, “A Amamentação, Muito Mais que Alimentar a Criança”.

Na região do Distrito Noroeste estarão acontecendo, durante a semana, palestras nas recepções das unidades, dirigidas às mães e gestantes. O Centro de Saúde Integração promoverá uma palestra sobre a importância do aleitamento, voltada às mães e gestantes. Em todos os Centros de Saúde serão distribuídos folhetos educativos sobre a importância do leite materno e do ato de amamentar.

A médica pediatra Cláudia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação e Banco de Leite Humano de Campinas, explica que essa celebração é importante para sejam reforçados os benefícios da amamentação, “um ato de amor que está ligado à saúde e que fortalece os vínculos entre mãe e filho”.

A coordenadora lembra que o Centro de Lactação e Banco de Leite Humano de Campinas está sempre à disposição das mães e gestantes para esclarecer dúvidas ou problemas no período da amamentação, ou, ainda, que tenham excesso de leite e desejem doar. Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3306-6039.

O Centro de Lactação e Banco de Leite Humano de Campinas é o centro de referência do município e região, responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno e pela execução das atividades de coleta, processamento, armazenamento e distribuição de leite humano. Foi implantado em 1993 por meio de um convênio entra a Secretaria Municipal de Saúde e a Maternidade de Campinas.

Câmara Municipal

Às 19h desta quinta-feira, 4 de agosto, a Câmara Municipal de Campinas promove um debate para celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno. O encontro ocorrerá no Plenarinho da Câmara, na Rua Engenheiro Roberto Mange, 66, na Ponte Preta. O vereador e médico Dário Saadi, mediador do debate, explica que a iniciativa objetiva “estimular o aleitamento materno como fator fundamental para a redução da mortalidade infantil.

A abertura do evento estará a cargo do presidente da Câmara, o médico Pedro Serafim Júnior. As palestras estarão a cargo do coordenador da Área de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, Rober Tufi Hetem, da coordenadora do Centro de Lactação e Banco de Leite Humano de Campinas, Cláudia Maria Monteiro Sampaio e do secretário adjunto da Secretaria Municipal de Campinas, o médico pediatra Pedro Humberto Scavariello .

Benefícios

O aleitamento materno é a mais antiga estratégia natural de vínculo, proteção e nutrição para a criança. Constitui a mais econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão. Funciona como uma vacina, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.

Para as mães, o ato de amamentar ajuda na perda peso mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. Também reduz o risco de diabetes, de câncer de mama e de ovário. Não amamentar pode significar sacrifícios para uma família com pouca renda. Em 2004, o gasto médio mensal com a compra de leite para alimentar um bebê nos primeiros seis meses de vida no Brasil variou de 38% a 133% do salário-mínimo, dependendo da marca da fórmula infantil.