Secretário de Saúde abre Semana de Amamentação

02/08/2011

Autor: Denize Assis

Na solenidade de abertura da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) de 2011, na manhã desta terça-feira, 2 de julho, na Maternidade de Campinas, o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, enfatizou que o aleitamento materno é a mais antiga estratégia natural de vínculo, proteção e nutrição para a criança.

“Uma atitude tão natural, que salva milhares de vidas. Por isto, comemorar esta semana é tão importante. Que os ruídos e manifestações se espalhem por toda Campinas para que nossas crianças possam crescer mais saudáveis e felizes”, disse.

José Francisco Kerr Saraiva também destacou a importância do Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas e a atuação dos profissionais de saúde na orientação às mães e gestantes sobre os benefícios da amamentação. “O Banco de Leite é um símbolo porque reverbera para além das paredes da Maternidade e transcende a cidade de Campinas”, disse, numa referência ao fato da unidade ser atualmente referência para vinte cidades na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

A abertura da Semana ocorreu na Maternidade de Campinas, responsável por mais de 80% dos partos realizados no município e que mantém, em parceria com a Secretaria de Saúde, o Centro de Lactação – Banco de Leite Humano do município.

Desde sua fundação, há 20 anos, o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas já atendeu a mais de 50 mil mulheres. Atualmente atua com uma média acima de 100 litros de leite por mês.

A coordenadora do Centro de Lactação, a médica pediatra Cláudia Maria Monteiro Sampaio, afirmou que os avanços durante os 20 anos de atuação foram muitos. “O grande desafio ainda é divulgar o aleitamento para toda sociedade e mobilizar todos os segmentos para que a mulher possa contar com a proteção e ter o seu direito de amamentar respeitado”, disse.

Ela também ressaltou que os Centros de Saúde têm um papel fundamental nesta causa porque atuam desde o pré-natal com o apoio de toda equipe de pediatria, por meio dos médicos e profissionais de enfermagem. Ainda fez referências ao Comitê Municipal de Aleitamento formado pela área técnica da Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, representantes dos Distritos de Saúde e do Centro de Lactação.

Também participaram da mesa abertura da Semana o presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Maternidade de Campinas, Arthur J. Canguçu de Almeida, o vice-presidente da Maternidade, Honório Chiminazo Júnior, e a enfermeira Fabiana Pastoreli Schneider. O superintendente da Maternidade de Campinas, Geovane Cravo, a imprensa, além outras autoridades municipais também marcaram presença.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno no Brasil é coordenada pelo Ministério da Saúde e tem a parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria. Em Campinas, a coordenação é do Comitê Municipal de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno e tem apoio do Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal de Campinas.

Além da abertura oficial, os Centros de Saúde de Campinas promovem diversas atividades para marcar a Semana de Amamentação.

Em 2011, o Brasil completa 30 anos de Política Nacional de Aleitamento Materno. Em Campinas, neste período, foram implementadas várias ações entre as quais a criação do Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal e do Comitê Municipal de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno. Também foram promovidas capacitações de profissionais de toda a rede pública municipal de saúde para ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi idealizada pela Waba – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno - e tem sido comemorada desde 1992, em cerca de 120 países. A Waba também define anualmente o tema central da ação, que passa a ser discutido nos diversos países, unificando as comemorações em todo o mundo.

Toda mulher que necessitar de orientações sobre amamentação, apresentar dúvidas ou problemas no período da amamentação ou quiser doar excesso de leite pode entrar em contato com o Centro de Lactação- Banco de Leite Humano de Campinas pelo telefone 19 3306-6039 ou pelo email bancodeleite@maternidadedecampinas.com.br A unidade fica na avenida Orosimbo Maia, 165, 5º andar.

Atendimento à imprensa: 19 9258-1611