Campinas vacinou mais de 33 mil contra a pólio e continua com campanha

15/08/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão/ Denize Assis

Balanço divulgado nesta segunda-feira, 15 de agosto, pela da Secretaria de Saúde de Campinas aponta que foram aplicadas 33.118 doses na abertura da 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Pólio, ocorrida no sábado, 13 de agosto. Esse número corresponde a 49,02% do público alvo, formado por 68 mil crianças menores de 5 anos no município. A campanha prossegue a partir desta segunda-feira, dia 15, em todos os Centros de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas.

Todas as crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas contra a poliomielite, inclusive aquelas que já foram vacinadas várias vezes em campanhas anteriores e as que não tomaram a dose na primeira fase. A meta é vacinar 95% do público alvo.

Apesar do Brasil não registrar mais casos de poliomielite há 22 anos, esta doença ainda persiste no mundo, em países da África e Ásia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 26 países ainda registram casos da doença. Quatro deles – Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão – são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante.

“A situação epidemiológica no mundo nos coloca o risco de reintrodução do vírus e, por isso, é importante manter uma cobertura vacinal alta e homogênea porque assim forma-se uma barreira que reduz ao mínimo as chances da doença voltar a ocorrer”, afirma Maria Alice Satto, enfermeira sanitarista da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

As crianças que procurarem as unidades de saúde a partir deste dia 15 devem levar a carteira de vacinas porque na oportunidade é possível atualizar doses de outras vacinas em atraso. O horário de funcionamento dos Centros de Saúde varia de acordo com a unidade de saúde. Informações podem ser obtidas pelo telefone 156 ou pelo disque-saúde, pelo telefone 160.

Sobre a vacina.

Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral, em gotas, e está disponível durante todo o ano nos centros de saúde para a imunização de rotina. Pelo calendário básico de vacinação, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Porém, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas várias vezes anteriormente, na rotina ou nas campanhas. A Campanha contra a Paralisia Infantil ocorre há 32 anos no Brasil.

Outras informações - Atendimento à Imprensa - 2116-0176 ou 9258-1611

Volta ao índice de notícias