Saúde Integrativa da Secretaria Municipal de Saúde participa de simpósio na Unicamp

15/08/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Profissionais de diferentes setores do campo da saúde estarão reunidos em Campinas quinta e sexta-feira, 18 e 19 de agosto, no Anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Médicas (Legolândia) da Unicamp, para o 1º Simpósio de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (Pacis) e Racionalidades Médicas (RM).

O evento é uma iniciativa da Área de Saúde Integrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, com apoio do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (Lapacis), Grupo de Racionalidades Médicas e Práticas em Saúde e das Ligas de Medicina Integrativa, Acupuntura e homeopatia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

O médico Willian Hyppollito Ferreira, coordenador de Saúde Integrativa da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, “além de pensar as práticas alternativas como executoras de diferentes políticas públicas de saúde no SUS, o encontro terá a função de juntar grupos de pesquisa, ensino e serviço para debater o papel desses profissionais no ensino, pesquisa e extensão.

A Saúde Integrativa.

O Programa Municipal de Saúde Integrativa de Campinas atende a Portaria 971 do Ministério da Saúde que estabelece a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS. Uma das principais medidas desta Política é a “Proposta para Plantas Medicinais e Fitoterapia”, que tem como objetivo ampliar as opções terapêuticas aos usuários do SUS com garantia de acesso a plantas medicinais, medicamentos fitoterápicos e outros serviços relacionados à fitoterapia, sempre voltada à segurança, eficácia, qualidade e integralidade da atenção à saúde de todos os brasileiros.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que 80% da população dos países em desenvolvimento valem-se de práticas tradicionais nos cuidados básicos de saúde. Deste universo, 85% utilizam plantas ou preparados.

Nesse sentido, a OMS recomenda a difusão mundial dos conhecimentos necessários ao uso racional das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. E o Brasil, com sua diversidade genética vegetal estimada em 55 mil espécies catalogadas, possui ampla tradição de uso das plantas medicinais vinculado ao conhecimento tradicional (popular) e transmitido por gerações, além de tecnologia para validar cientificamente este conhecimento.

Programação do 1º Simpósio de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde e Racionalidades Médicas

Quinta-feira, dia 18

18h45 – Mesa de Abertura

Momento de Contação de Histórias

18h45 – 20h

Conferência – “A construção do ensino, da pesquisa e da política das práticas integrativas e complementares”, com a professora, doutora Madel T. Luz, coordenadora do Grupo de Racionalidades Médicas e Práticas em Saúde.

20h – 21h

Coquetel de lançamento do livro “O Ensino das Práticas Integrativas e Complementares: Experiências e Percepções”, organizado por Nelson Filice de Barros, Pâmela Siegel e Márcia Aparecida Padovan Otani, pela Edityora Hucitec.

Sexta-feira, dia 19

8h30 – 10h

Mesa: A Importância do Ensino das Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas, coordenada pela professora doutora Wania Maria Papile Galhardi (FMJ). Palestrantes: Professora doutora Merilene Cabral do Nascimento (UFF), professor doutor Reinaldo Mota (UFMT), professora doutora Maria Júlia Paes da Silva (EEUSP).

10h – 10h30

Coffee Break

10h30 – 12h

Mesa – Situação e Tendências da Pesquisa sobre Racionalidades e Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas, coordenada pela Msc. Islândia Maria Carvalho de Sousa (Fiocruz/PE). Palestrantes: Professora Doutora Madel T. Luz, professor doutor Charles Tesser (UFSC) e professor doutor Nelson Filice de Barros (Unicamp).

12h – 13h30 – Almoço

13h30 – 15h

Mesa: “Propostas das Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas na atenção primária à saúde”, coordenada pela doutora Pâmela Siegel (Unicamp). Palestrantes: Valéria de Sousa Vola Romero, coordenadora do Distrito de Saúde Sul, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, Antônio Ângelo Corte, coordenador do CS São José, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, doutor Alexandre de Conti, médico da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

15h – 15h30

Coffee Breake

15h30 – 17h20

Mesa: “Questões Centrais das Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas na Política de Saúde Brasileira, coordenada por Msc. Antônio R. Ferreira Júnior (Unicamp). Palestrante: Doutor William Wyppollito, da Área de Saúde Integrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, doutora Carmem De Simoni, da Política Nacional de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas, doutora Maria do Carmo Cabral Carpintero, da Política Nacional de Humanização, msc. Daniele Cruz, da Política Nacional de Promoção da Saúde