Para marcar Dia de Combate ao Fumo, Grupos de Tabagismo reúnem-se nesta Quarta-feira no Centro de Saúde São Quirino

29/08/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Nesta quarta-feira, 31 de agosto, no Centro de Saúde (CS) São Quirino, integrantes do Programa de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, em abstinência de cigarro há mais de seis meses, receberão certificados de honra ao mérito. O encontro marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, e deve contar com representantes de usuários e profissionais das 25 unidades de saúde do município onde o Programa está implantado.

Esta reunião, no CS São Quirino, terá a participação de membros do Programa de Saúde Integrativa da Secretaria Municipal de Saúde. Com a coordenação desses profissionais, ocorrerão sessões de meditação, relaxamento e exercícios ao ar livre. Também haverá distribuição de folhetos informativos como forma de incentivar os interessados em abandonar o tabaco.

No local também serão realizados testes de monoximetria, que medem o nível de contaminação por monóxido de carbono no organismo das pessoas. “Os índices costumam ser substancialmente mais altos no organismo dos fumantes ativos e passivos”, adverte o médico Mario Becker, coordenador do Programa de Tabagismo da Secretaria de Saúde de Campinas.

As reuniões do Programa de Tabagismo ocorrem semanalmente, com a presença de fumantes ativos e passivos. “O apoio de fumantes passivos, que são aqueles que são afetados diretamente pela fumaça exalada pelos fumantes, em casa, no trabalho, na escola e no lazer, é muito importante para que a pessoa abandone o vício”, garante Mário Becker.

Nas unidades de saúde onde está implantado, o programa conta o apoio de, pelo menos, um médico, um enfermeiro, uma agente de saúde, uma técnica de enfermagem e um psicólogo. “Nos próximos dias vamos incluir mais três Centros de Saúde no Programa de Tabagismo. Ainda estamos na fase de formação dos grupos”, adiantou o coordenador.

Capacitação

Para integrar a equipe de tabagismo, os profissionais de saúde participam de capacitação no Ambulatório de Substâncias Psicoativas (Aspa), do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, que atende pacientes com dependência de substâncias psicoativas. “Nas reuniões do Grupo Motivacional, que podem durar, em média, de quatro a seis semanas, as pessoas se apresentam, se conhecem, ficam à vontade para falar da relação com o tabagismo e da sua disposição de, em algum momento, parar de fumar. Nesses encontros – ressalta Mario Becker – os integrantes do Grupo recebem orientações no sentido de se sentirem estimulados e dispostos a abandonar o tabaco”.

Após essa primeira etapa, os pacientes que estão propensos a marcar a data para parar de fumar passam por consulta médica e não médica. Dessa forma, conforme explica o coordenador, os profissionais da Equipe de Tabagismo avaliam se este paciente está preparado para integrar o Grupo Terapêutico, uma segunda jornada do Programa, que pode estender-se por um tempo variável, geralmente em torno de oito semanas.

“Importante lembrar que ele terá o apoio de toda Equipe de Tabagismo, com o suporte necessário. Após as oito semanas sem recaídas o paciente tem alta e passa a frequentar reuniões no Grupo Motivacional ainda por um ano, uma vez por mês. Nessa participação mensal o paciente reabilitado dá seu testemunho acerca dos benefícios que já começam a aparecer após ter abandonado o vício. Esses benefícios – enumera o médico - aparecem na melhora da autoestima, na relação familiar e, sobretudo, na disposição e na saúde como um todo”.

Em Campinas, o tratamento pode ser acessado nas seguintes unidades de saúde: Caps AD Reviver, Centro de Saúde Centro, Centro de Saúde Costa e Silva e Centro de Saúde São Quirino (Distrito de Saúde Leste); Centro de Saúde Integração e Centro de Saúde Ipaussurama (Distrito de Saúde Noroeste); Centro de Saúde Jardim Aurélia, Ceasa, Centro de Saúde Padre Anchieta e Centro de Saúde São Marcos (Distrito de Saúde Norte); Complexo Hospitalar Ouro Verde, Centro de Saúde Jardim Aeroporto, Centro de Saúde Santo Antônio e Centro de Saúde São Cristóvão (Distrito de Saúde Sudoeste); Caps AD Independência, Centro de Saúde Carvalho de Moura, Centro de Saúde Nova América, Centro de Saúde Orosimbo Maia, Centro de Saúde Parque da Figueira, Centro de Saúde Paranapanema, Centro de Saúde Santa Odila, Centro de Saúde São José, Centro de Saúde Vila Rica e Centro de Saúde Vila Ipê (Distrito de Saúde Sul).

Males

Mario Becker faz questão de ressaltar a importância do SUS adotar e apoiar as pessoas que querem abandonar hábito de fumar. Ele lembra que, no Brasil, 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo. “Campanhas como essa, reforçadas pelas que se tornaram mais restritivas quanto aos locais onde o fumo é permitido, trazem resultados. Por exemplo, atualmente, 16% da população brasileira adulta é composta por fumantes. Isso representa uma diminuição de quase 50% no número de tabagistas desde 1989”, afirma Becker.

O coordenador complementa que cerca de 8% dos gastos com internação e quimioterapia no Sistema Único de Saúde são atribuídos a doenças relacionadas ao consumo do tabaco. Segundo ele, somente com esses dois procedimentos, o governo brasileiro gasta mensalmente R$ 338,6 milhões. “A população brasileira precisa ser conscientizada de que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a dependência ao tabaco está associada a 90% dos casos de câncer de pulmão, 85% dos óbitos por enfisema pulmonar, 40% dos derrames cerebrais e 25% dos infartos fatais”, enfatiza o médico

Mais informações: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde