Unidades de Saúde recebem orientação sobre nova lei

01/08/2012

Autor: Diego Geraldo

A secretaria de Saúde enviou nesta terça-feira, dia 31 de julho, um comunicado às unidades de Saúde do Município alertando sobre a entrada em vigor da Lei 14.351, que dispõe sobre a utilização de equipamentos de proteção individual de trabalhadores da área da saúde e dá outras providências.

De acordo com a lei, que ainda precisa de regulamentação, os profissionais que trabalham em estabelecimentos de atendimento à saúde, na rede pública e privada, não poderão sair das unidades portando instrumentos de atendimentos ou utilizando equipamentos de proteção individual e vestimentas usadas durante o expediente.

O comunicado também alerta as unidades sobre a necessidade da afixação de placas ou cartazes nas saídas dos funcionários com o seguinte dizer: “É proibida a saída dos funcionários portando instrumentos de atendimento ou usando vestimentas utilizadas em suas atividades de trabalho”.

O descumprimento da lei acarretará ao infrator uma multa de 500 UFIC’s, aplicada em dobro em caso de reincidência.

O secretário de Saúde, Fernando Brandão, disse que a lei é importante para a prevenção de infecções e ou outros problemas que podem surgir no ambiente de saúde. “Os profissionais já recebem esta orientação, mas a lei vem reforçar a medida. Embora ainda vá ser regulamentada, é importante a orientação para que se evitem punições aos profissionais”, disse o secretário.

 

Volta ao índice de notícias