Mutirão de manutenção do 'Mais Saúde' começa neste sábado

03/08/2012

Autor: Diego Geraldo

Conforme planejado pela secretaria de Saúde, começa neste sábado, dia 4 de agosto, o mutirão de manutenção, que tem como objetivo realizar reparos nas unidades de saúde durante os finais de semana e, assim, melhorar as condições de trabalho dos servidores, e de atendimento.

”Essas ações vão melhorar o ambiente de trabalho e não atrapalhar os atendimentos, já que boa parte das unidades está fechada aos sábados”, disse o secretário de Saúde, Fernando Brandão.

Neste primeiro sábado, três unidades receberão a visita dos técnicos. Os trabalhos começam pelo Pronto Atendimento (PA) São José, Centro de Saúde (CS) Pedro de Aquino (Balão do Laranja) e CS Barão Geraldo.

São três equipes escaladas para realizar as manutenções. Dependendo dos trabalhos a serem realizados, até seis unidades podem ser atendidas por sábado. “Neste final de semana faremos em três lugares porque o PA é bem maior que os centros de saúde”, explicou o diretor administrativo da Secretaria de Saúde, Mauro Aranha.

Segundo Aranha, serão feitas avaliações de possíveis avarias físicas; troca de lâmpadas; troca e manutenção de ventiladores; manutenção hidráulica; conserto de portas e maçanetas; e instalação e reparos na rede elétrica.

Mais Saúde

O Programa Mais Saúde planejou uma série de providências em relação à manutenção das unidades. Além dos mutirões, o novo contrato de manutenção já está em processo de licitação e deve ter início em novembro. Com ele, verba destinada às ações de manutenção nas unidades de saúde saltará de R$ 2,8 milhões para R$ 4 milhões.

Outra medida é a descentralização das decisões de manutenção por distrito, o que vai permitir uma gestão mais eficiente e uma melhor seleção das prioridades.

Volta ao índice de notícias