Mutirão de manutenção do 'Mais Saúde' atendeu 3 unidades sábado

06/08/2012

Autor: Diego Geraldo

Três unidades receberam neste sábado, dia 4 de agosto, o Mutirão da Manutenção. Ação desenvolvida pelo Programa Mais Saúde que utiliza os sábados para realizar reparos nos locais de atendimento. Foram atendidas neste primeiro final de semana o Pronto Atendimento (PA) São José e os Centros de Saúde (CS) Barão Geraldo e Pedro de Aquino (Balão do Laranja).

Foram feitas avaliações de possíveis avarias físicas; troca de lâmpadas; troca e manutenção de ventiladores; manutenção hidráulica; conserto de portas e maçanetas; e instalação e reparos na rede elétrica.

A coordenadora do PA, Felícia Maria da Rosa da Silva Fogarolli, disse que o mutirão resolveu uma série de problemas que atrapalhavam o funcionamento da unidade. “Eles trocaram lâmpadas, arrumaram chuveiros, portas, deram uma olhada na parte elétrica e trocaram tomadas. Nesta segunda-feira (dia 6 de agosto) eles continuam na unidade finalizando o mutirão”, disse a coordenadora.

O diretor administrativo da secretaria de Saúde, Mauro Aranha, destacou o trabalho do mutirão. “Os próprios distritos escolheram os locais que receberiam as reformas e a equipe trabalhou bem neste primeiro sábado. Estamos conseguindo resolver pequenos problemas que, no futuro, podem levar a situações mais graves. É um trabalho de prevenção”, disse.

São três equipes escaladas para realizar as manutenções. Dependendo dos trabalhos a serem realizados, até seis unidades podem ser atendidas por sábado. Neste final de semana foram três unidades porque o PA é maior que os Centros de Saúde.

Mais Saúde

O Programa Mais Saúde planejou uma série de providências em relação à manutenção das unidades. Além dos mutirões, o novo contrato de manutenção já está em processo de licitação e deve ter início em novembro. Com ele, verba destinada às ações de manutenção nas unidades de saúde saltará de R$
2,8 milhões para R$ 4 milhões.

Outra medida é a descentralização das decisões de manutenção por distrito, o que vai permitir uma gestão mais eficiente e uma melhor seleção das prioridades.

 

Volta ao índice de notícias