Saúde distribui 14 milhões de remédios contra diabetes em 2011

06/08/2012

Autor: Diego Geraldo

O secretário de Saúde, Fernando Brandão, apresentou na tarde desta segunda-feira, dia 6 de agosto, as ações desenvolvidas para a população de diabéticos de Campinas. Entre os itens apresentados pelo secretário, destaca-se a distribuição de mais de 14 milhões de hipoglicemiantes, em 2011, na cidade.

A apresentação ocorreu durante o lançamento do Boletim de Mortalidade n.º 48, no antiteatro 3 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sobre a mortalidade de diabetes na cidade. O estudo foi realizado em parceria da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro Colaborador em Análise de Situação, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da universidade.

Brandão, que falou sobre as estratégias municipais de prevenção e controle de diabetes, destacou a distribuição de medicamentos na rede municipal de saúde. Além dos 14 milhões de hipoglicemiantes, a secretaria também distribuiu 149 mil fracos de insulinas.

“Também disponibilizamos 10 mil aparelhos para medida de glicemia para pacientes cadastrados, com a distribuição de 360 mil tiras paramédica de glicemia capilar”, lembrou Brandão.

O secretário ainda anunciou que 200 médicos da rede receberão capacitação sobre diabetes durante o mês de agosto e que a secretaria disponibiliza para auxílio dos trabalhadores o protocolo assistencial da Linha de Cuidado de Diabetes Mellitus. Por fim, lembrou o desenvolvimento de diversas atividades físicas desenvolvidas em praticamente todas as unidades de saúde.

“Por mais eficazes que sejam os tratamentos, o impacto sobre a saúde somente é possível com mudanças comportamentais e de estilo de vida dos pacientes. Isso significa que o maior desafio para os profissionais de saúde é construir, com essas pessoas, novos modos administrar a doença durante o dia adia. Por isso, é muito importante os conhecimentos para as intervenções médico sanitárias que visam um melhor tratamento”, explicou o secretário.

Brandão também destacou que entre 2000 e 2011 indicou uma média de 400 internações por ano e que a permanência hospitalar tem sido em torno de seis dias.

Boletim

Pela Secretaria Municipal de Saúde, a coordenadoria de Informação e Informática foi a responsável pelo desenvolvimento do projeto, o Boletim de Mortalidade n.º 48, com as médicas Solange Mattos Almeida e Maria Cristina Restitutti. O relatório foi apresentado pela professora Marilisa Barros, da Unicamp.

No estudo constam detalhes sobre a incidência de mortes causadas por diabetes em Campinas por faixa etária, sexo, classe social, escolaridade e faz comparações dos dados da cidade com outros municípios e países.