Saúde inicia formação para instrutores de Shantala

09/08/2012

Autor: Marianne Hartung

Começaram na manhã desta quarta-feira, dia 8 de agosto, as atividades do curso de Capacitação em Estimulação Oportuna Mãos de Shantala. O curso é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Reabilitação, com participação também das áreas técnicas de saúde da criança e saúde integrativa.

Com o objetivo de formar multiplicadores da técnica de massagem indiana para bebês, a Shantala, a capacitação reúne um grupo multidisciplinar composto por enfermeiras, médicos, agentes de saúde e fisioterapeutas da rede municipal de saúde.

A prática vem sendo aplicada no Centro de Referência em Reabilitação (CRR) e mostrou ser um recurso importante na prevenção e tratamento de crianças com problemas psicomotores.

"Queremos estimular o vínculo entre a mãe e o bebê através da Shantala que é uma técnica simples e de grande impacto para o desenvolvimento psicomotor da criança", explica a psicóloga do CRR, Karina Cyruneu Vale.

"Além da técnica, os participantes do curso vão aprender sobre a filosofia, ambientação, cuidados maternos e nutricionais e aspectos gerais do desenvolvimento neuropsicomotor com profissionais da área", complementou a fisioterapeuta do CRR, Denise Fonseca de Moraes.

O curso de Capacitação em Estimulação Oportuna Mãos de Shantala será ministrado em oito encontros que acontecerão até novembro, quando serão entregues os certificados.

Mãos de Shantala

A Shantala é uma massagem indiana difundida no Ocidente pelo médico obstetra francês Fréderick Leboyer, que após conhecer Shantala, publicou um livro e um vídeo onde apresenta a arte da massagem baseada na medicina Ayurvédica, que tem foco no indivíduo e não apenas nos sintomas ou enfermidades. A medicina Ayurvédica é a mãe da Medicina, originando as demais: chinesa, árabe, romana, grega, pilares da nossa medicina atual.

Desta forma, a Shantala tem sido usada no Ocidente por profissionais de saúde, como um recurso terapêutico para previnir e tratar doenças acometem os bebês.

Baseada em princípios simples, porém profundos, é fácil de aprender e aplicar, estando ancorada no conhecimento e dedicação de quem a oferta. A técnica está ligada ao afeto da mãe pelo bebê, de quem a oferta para que, a recebe. O bebê pode começar a receber a massagem logo nos primeiros dias de vida.