PA Centro: novo prédio será adaptado e vai desafogar Mário Gatti

09/08/2012

Autor: Marina Avancini

O secretário de saúde de Campinas, Fernando Brandão, assinou nesta quinta-feira, 9 de agosto, o documento que oficializa o aluguel da sede social do Clube Semanal de Cultura Artística para o funcionamento do Pronto-Atendimento (PA) Centro. Na primeira fase, prevista para setembro, o local deve atender cerca de 300 pessoas por dia.

De acordo com Brandão, o início do funcionamento da nova unidade vai desafogar o Hospital Mário Gatti, que hoje é procurado pelos pacientes que eram atendidos no PA Centro anterior. Além disso, o novo PA passará por obras de adequação e terá um aparelho de raio-X. "O antigo não possuía o equipamento e as pessoas eram encaminhadas para o Mário Gatti para fazer o exame", comenta.

A reabertura da unidade, fechada em março, é uma das metas do programa Mais Saúde, que reúne uma série de ações na área e foi lançado pela Prefeitura de Campinas em 31 de julho.

O novo PA vai funcionar em um espaço de 1.200 metros quadrados do prédio, que tem 3.500 metros quadrados e também vai abrigar outros setores administrativos da secretaria, como por exemplo, a Coordenadoria de Informação e Informática. Além disso, o local deve contar um espaço para eventos da Pasta, que hoje acontecem no Salão Vermelho ou em hotéis da cidade.

"As novas instalações vão trazer maior comodidade para os pacientes", afirma o secretário.

O imóvel que vai abrigar a unidade de saúde fica na Rua Irmã Serafina, 937, no Centro. O PA será responsável por uma área de cobertura de 100 mil habitantes do Centro e da região Leste da cidade.

Conforme planejado, a abertura do PA será em duas etapas. A primeira, em setembro, vai habilitar a unidade para o atendimento ambulatorial. Em novembro, o local estará apto para atendimento de emergência dos casos de maior complexidade.

Mais Saúde

O PA Centro foi fechado em março pela Vigilância em Saúde, pois o prédio onde funcionava, na Rua Barreto Leme, estava sem condições de atendimento e necessitava de reforma. Os 140 profissionais do local foram realocados em outras unidades.

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, lançou em 31 de julho, o Programa Mais Saúde. Com o objetivo de diminuir as filas de espera e ampliar os serviços, o pacote de medidas conta, entre outras coisas, com aumento na quantidade de exames, cirurgias, consultas, compra de equipamentos hospitalares e reformas nos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde.