Seminário encerra Semana de Aleitamento Materno

10/08/2012

Autor: Diego Geraldo

Na tarde desta quinta-feira, dia 9 de agosto, a secretaria de Saúde realizou o Seminário Municipal de Aleitamento Materno, no Salão Vermelho do Paço Municipal. O evento marcou o encerramento da Semana de Aleitamento Materno, que reuniu atividades que incentivam a amamentação em toda a rede deste o dia 1º de agosto.

Participaram do seminário o coordenador nacional da área técnica de saúde da criança e aleitamento materno do Ministério da Saúde, Paulo Vicente Bonilha Almeida e a coordenadora do Banco de Leite de Marília, Sandra Mendonça Oliveira Domingues. Também estiveram presentes o secretário de Saúde, Fernando Brandão, e a coordenadora da saúde da criança do município, Tânia Maria de Cássia Marcussi Oliveira.

O evento foi voltado a profissionais ou estudantes de saúde, que fizeram as inscrições nos distritos, e teve como objetivo oferecer mais qualificação aos profissionais.

Brandão agradeceu a presença do membro do ministério no evento e destacou a importância da informação de qualidade ao profissional, que se reflete no atendimento. "Quando incentivamos uma mãe a amamentar, ou quando doamos leite humano a uma criança, estamos investindo no futuro. Com isso, reduzimos a mortalidade infantil, protegendo a saúde da mãe e do bebê" disse o secretário.

Tânia lembrou do trabalho realizado pelo banco de leite de Campinas, que além de atender a população, capacita profissionais da rede. "Incentivar a amamentação e a doação é incentivar a saúde da criança", ressaltou.

Já Almeida, que é servidor municipal e está desenvolvendo o trabalho em Brasília, elogiou o trabalho feito em Campinas e a relação próxima com o Ministério da Saúde. "O Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas sempre foi pioneiro e eu sou fã da política pública criada com o Banco de Leite aqui da cidade, porque conheço bem o projeto e sei como ajuda quem necessita deste cuidado", disse o coordenador.

Sandra foi quem realizou uma palestra aos presentes com base no trabalho desenvolvido em Marília. "Todos sabemos que é direito da criança receber alimentação de qualidade e, até os seis meses de idade, o melhor alimento é o leite materno. Por isso, a política do banco de leite é tão importante no desenvolvimento saudável dessas crianças", explicou.

Atividades

Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, a secretaria de Saúde desenvolveu uma série de atividades espalhadas pela cidade para qualificar os profissionais e informar a população.

No dia 3 de agosto, sexta-feira, todos os 63 centros de saúde receberam rodas de conversas com profissionais da unidade e a apresentação de vídeos sobre o tema. A atividade foi para usuários, servidores públicos, trabalhadores da saúde em geral, docentes e estudante.

No dia 8 de agosto, quarta-feira, ocorreu a capacitação em Shantala, no Clube Andorinha, no Jardim Chapadão. A técnica é uma massagem de origem indiana aplicada em crianças com mais de um mês de idade para ajudar no relaxamento e na interação com o bebê.

Fazendo repetições de movimentos e alongamentos, é possível trabalhar a musculatura da criança e as articulações. A atividade foi restrita aos profissionais de saúde já inscritos para o evento que agora vão capacitar as mães nas unidades.

Fotos de Luiz Granzotto.