Campanha de Multivacinação acontece a partir deste sábado, 18 de agosto

15/08/2012

Autor: Diego Geraldo e Marina Avancini

Tem início neste sábado, 18 de agosto, a Campanha de Multivacinação do Ministério de Saúde. Até 24 de agosto, crianças menores de 5 anos que não estiverem em dia com o calendário de vacinas devem ser levadas pelos pais ou responsáveis a um dos postos de vacinação.

Em Campinas, as pessoas menores de 29 anos que não tiverem tomado a vacina contra a hepatite B também devem procurar os centros de saúde no mesmo período para receber a dose.

Estarão disponíveis, ao todo, vacinas contra 15 tipos de doenças, como paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Também será disponibilizada, pela primeira vez, a vacina Pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

Outra novidade é a Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), que vai substituir as primeiras duas doses da Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP). Injetável, a VIP tem a vantagem de não trazer o vírus "vivo" da doença. Ela é usada em países que já eliminaram a doença. A VIP injetável será aplicada aos 2 e 4 meses de idade, enquanto a oral será usada nos reforços, aos seis meses, 1 ano e 3 meses de idade e entre 4 e 6 anos.

De acordo com Maria Alice Satto, enfermeira do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas, os responsáveis devem levar as carteiras de vacinação das crianças para que os profissionais da Saúde verifiquem quais as vacinas necessárias. "No caso de perda de documento, é preciso que se dirijam ao centro de saúde onde costumam vacinar as crianças para conseguir uma cópia da carteira", explica.

As vacinas contra hepatite B para menores de 29 anos serão aplicadas apenas em Campinas. "Vamos aproveitar a mobilização dos profissionais e dar a oportunidade para a população que não foi imunizada contra a doença", comenta. Essas pessoas também devem comparecer a um dos pontos de vacinação com a carteira em mãos.

O secretário de Saúde, Fernando Brandão, destacou o crescimento da cobertura vacinal do Sistema Único de Saúde (SUS). "Nos últimos anos o Brasil vem disponibilizando uma quantidade maior de vacinas e, como resultado disso, conseguimos diminuir o impacto ou erradicar diversas doenças nos últimos anos", destacou Brandão.

A diretora da Devisa, Brigina Kemp, alertou para a importância da carteira de vacinação. "É um documento que deve ser guardado. Só vamos conseguir identificar a eventual falta de uma vacina em uma criança se os responsáveis estiverem de posse da vacina", explicou.

A campanha de Multivacinação em Campinas vai contar com 1.180 profissionais. No sábado, 18 de agosto, as vacinas serão aplicadas das 8h às 17h em noventa postos. Durante a semana, as doses estarão disponíveis nos 63 centros de saúde de Campinas.

Crédito Luiz Granzotto

Crédito Luiz Granzotto

Crédito Luiz Granzotto

Crédito Luiz Granzotto

Volta ao índice de notícias