Campanha de Multivacinação terá 81 pontos em Campinas neste sábado

17/08/2012

Autor: Diego Geraldo e Marina Avancini

A Campanha de Multivacinação, promovida em todo o país pelo Ministério da Saúde, contará com 81 pontos de vacinação em Campinas neste sábado, dia 18 de agosto . Estarão abertos os 63 centros de saúde e mais 18 postos no comércio, em igrejas e em escolas. A lista com os locais, horários e telefones podem ser encontrados pelo telefone 156 ou no site da Secretaria Municipal de Saúde (clique aqui)

Devem procurar as unidades crianças com menos de cinco anos, portando a carteira de vacinação. No local, será verificado se a criança deve receber vacinas. Serão 1.180 profissionais envolvidos na campanha.

Estarão disponíveis, ao todo, vacinas contra 15 tipos de doenças, como paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Também será disponibilizada, pela primeira vez, a vacina Pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

Outra novidade é a Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), que vai substituir as primeiras duas doses da Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP). Injetável, a VIP tem a vantagem de não trazer o vírus "vivo" da doença. Ela é usada em países que já eliminaram a doença. A VIP injetável será aplicada aos 2 e 4 meses de idade, enquanto a oral será usada nos reforços, aos seis meses, 1 ano e 3 meses de idade e entre 4 e 6 anos.

"Essa é uma campanha inédita em todo o país e, por isso, os pais devem ficar atentos e procurar os centros de saúde. É muito importante que os responsáveis levem a carteira de vacinação, pois só assim o profissional saberá qual vacina a criança ainda deve tomar. Caso tenha perdido o documento, a criança deve ser levada onde sempre foi vacinada, para a busca de um histórico vacinal", explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp.

A diretora também explicou que esta campanha não terá meta, já que há crianças que não receberão vacinas e também há crianças que poderão receber mais de uma dose. Depois do dia 18 de agosto, a campanha segue durante os dias úteis até o dia 24 de agosto somente nos centros de saúde.

Hepatite B

Somente em Campinas menores de 29 anos também devem procurar os centros de saúde durante a campanha para a atualização da vacinação contra a Hepatite B. A vacina é dada em três doses e há, na cidade, um grande número de pessoas que não tomaram ou deixaram de tomar as doses finais da vacina.

Devido a Campanha de Vacinação, o Mutirão de Manutenção do Programa Mais Saúde será suspenso neste sábado. Entretanto, os reparos nas unidades de saúde continuam durante a semana e o mutirão retorna no dia 25 de agosto.

Volta ao índice de notícias