Secretário de Saúde visita obras da UPA Suleste, retomadas nesta sexta

17/08/2012

Autor: Diego Geraldo

O secretário de Saúde, Fernando Brandão, esteve na manhã desta sexta-feira, dia 17 de agosto, no canteiro de obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Suleste, no Jardim Santa Eudóxia, região Sul. A visita marca a retomada efetiva das obras, que estavam paralisadas desde o meio de 2011 e é uma ação anunciada no Programa Mais Saúde.

Brandão foi acompanhando de diretores da Pasta, do engenheiro responsável e de representantes dos moradores. As obras foram retomadas em julho, mas estava em uma etapa de limpeza e análise. Nesta semana, a construção voltou efetivamente a ser feita.

"Essa UPA vai atender cerca de 500 pessoas por dia, que, por não terem uma referência próxima, acabam procurando o Hospital Mário Gatti. Esperamos ter a obra pronta em aproximadamente oito meses", explicou o secretário.

O investimento na Upa é de em aproximadamente R$ 6 milhões, sendo R$ 2,7 milhões repasses da União e o restante da Prefeitura. São 15 funcionários trabalhando na obra nesta etapa.

UPA III

A construção foi habilitada no Ministério da Saúde como uma UPA III 24 horas. Essa classificação é para unidades que atendem mais de 450 pessoas por dia, com mais de 20 consultórios e serviços como ultrassom e raios-x.

Além desta unidade, os pronto-atendimentos já existentes na cidade também serão adaptados e serão transformados em UPA III.

A obra da UPA Suleste começou em 2010, mas foi paralisada no meio do ano passado para adequações no projeto pedidas pela Vigilância em Saúde e acertos financeiros com a construtora.

Neste ano, além de finalizar as adaptações pedidas, a Administração negociou com a empresa responsável e a obra foi retomada em julho.

Volta ao índice de notícias