Mais de 14 mil têm carteirinha de vacinação avaliada durante Campanha

20/08/2012

Autor: Juliana Perrenoud

Mais de 14 mil crianças tiveram carteiras de vacinação avaliadas durante a Campanha de Multivacinação para a atualização das vacinas que começou neste sábado, dia 18 de agosto, e vai até a próxima sexta-feira, dia 24. Foram mais de 2655 doses aplicadas em 1942 crianças nesse primeiro dia em Campinas.

O Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA) avalia que o resultado é relativamente bom, já que o número de carteiras verificadas corresponde a 20% da população de crianças de Campinas.

Estarão disponíveis durante a semana vacinas contra 15 tipos de doenças, como paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Também está disponível, pela primeira vez, a vacina Pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

Outra novidade é a Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), que vai substituir as primeiras duas doses da Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP). Injetável, a VIP tem a vantagem de não trazer o vírus "vivo" da doença. Ela é usada em países que já eliminaram a doença. A VIP injetável será aplicada aos 2 e 4 meses de idade, enquanto a oral será usada nos reforços, aos seis meses, 1 ano e 3 meses de idade e entre 4 e 6 anos.

Vanessa Gabriele Alves dos Santos, mãe de Beatriz, de 6 meses, foi uma das pessoas que procurou o centro de saúde para a atualização. “Acho muito importante, pois às vezes algumas vacinas passam despercebidas. É a certeza de que imunizamos nossas crianças contra tudo”, disse. No cento de saúde, Beatriz recebeu três tipos de vacina.

O pai de Maria Júlia da Silva, Alexandre Luís da Silva, explica o porquê da carteirinha da filha não estar em dia. “Mudei de cidade algumas vezes, acabei perdendo algumas campanhas e a carteirinha dela. Achei excelente essa iniciativa, a Maria Júlia estava desprotegida agora e recebeu cinco vacinas”, conta o pai com mais três crianças, todas com a carteirinha em dia.

O secretário de Saúde, Fernando Brandão, reforça essa importância. “Com essa campanha inédita, resgatamos aquelas pessoas que não fizeram a vacina em algum momento”, explica. “Diferentemente das outras campanhas, não temos metas, pois não sabemos exatamente o número de incorreções e quantas vacinas efetivamente vamos dar", conclui.

Hepatite B

Além das crianças, jovens entre 15 e 29 anos também podem procurar os centros de saúde para a atualização contra a Hepatite B. No primeiro dia, 606 adultos tomaram a vacina. O número é abaixo do esperado pelo Departamento, mas as pessoas têm até a sexta-feira para tomar essa importante vacina.

“Até pouco tempo atrás a vacina contra a Hepatite B não fazia parte do calendário. Por isso, temos uma importante população descoberta nessa faixa etária de risco, que pode e deve se proteger”, reforça Brandão.

Nair Maria da Costa, 28 anos, foi uma das jovens que compareceu para tomar a primeira dose da vacina. “Vi a campanha na TV, achei bom e vim tomar”, conta.

Balanço:

Número total de carteiras avaliadas: 14069
Número de carteiras avaliadas - crianças menores de 1 ano: 2366
Número de carteiras avaliadas - crianças menores de 1 a 4 anos: 11703
Número total de crianças vacinadas: 1942
Número total de crianças vacinadas – menores de 1 ano: 579
Número total de crianças vacinadas – de 1 a 4 anos: 1363
Número total de doses aplicadas: 2655
Número total de doses aplicadas – menores de 1 ano: 1808
Número total de doses aplicadas – de 1 a 4 anos: 1847
Jovens de 15 a 29 anos vacinados contra Hepatite B: 606

Volta ao índice de notícias