Campanha de Multivacinação aplica, na abertura, 5.079 doses

20/08/2012

Autor: Diego Geraldo

Os 81 postos de vacinação da cidade durante este sábado, dia 18 de agosto, aplicaram 5.079 doses de 15 tipos diferentes durante a abertura da Campanha de Multivacinação. Agora a atualização da carteira de vacinação segue até o dia 24 de agosto nos 63 centros de saúde de Campinas. Devem procurar as unidades crianças menores de cinco anos para análise da carteira de vacinação e aplicação de possíveis doses atrasadas.

A enfermeira sanitarista do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Maria Alice Sato, explica que o número de doses não é correspondente ao número de vacinados, já que existem crianças que receberam mais de uma dose. Maria Alice também alerta para o fato da campanha não ter meta.

 “Ainda não é possível um diagnóstico do desempenho porque não temos metas. Veremos o resultado desta campanha no balanço anual. De qualquer forma, são mais de cinco mil doses em um dia, um resultado muito significativo”, explicou a enfermeira.

Carteirinha

Nesta Campanha é fundamental levar a carteira de vacinação da criança, pois somente desta maneira será possível avaliar se falta alguma dose. “Essa é uma campanha inédita em todo o país e, por isso, os pais devem ficar atentos e procurar os centros de saúde. É muito importante que os responsáveis levem a carteira de vacinação, pois só assim o profissional saberá qual vacina a criança ainda deve tomar. Caso tenha perdido o documento, a criança deve ser levada onde sempre foi vacinada, para a busca de um histórico vacinal”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp.

Estão disponíveis, ao todo, vacinas contra 15 tipos de doenças, como paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Também será disponibilizada, pela primeira vez, a vacina Pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

Outra novidade é a Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), que vai substituir as primeiras duas doses da Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP). Injetável, a VIP tem a vantagem de não trazer o vírus "vivo" da doença. Ela é usada em países que já eliminaram a doença. A VIP injetável será aplicada aos 2 e 4 meses de idade, enquanto a oral será usada nos reforços, aos seis meses, 1 ano e 3 meses de idade e entre 4 e 6 anos.

Hepatite B

Somente em Campinas menores de 29 anos também devem procurar os centros de saúde durante a campanha para a atualização da vacinação contra a Hepatite B. A vacina é dada em três doses e há, na cidade, um grande número de pessoas que não tomaram ou deixaram de tomar as doses finais da vacina.

Volta ao índice de notícias