Casos de dengue em Campinas registram queda de 71.6%

22/08/2012

Autor: Marina Avancini

Campinas registrou 876 casos de dengue entre janeiro e julho de 2012. O número é 71,6% menor que o registrado no mesmo período de 2011, quando foram confirmados 3.089 casos da doença. Durante todo o ano passado foram 3.178 ocorrências de dengue.

Apesar da queda no número de confirmações, a população ainda precisa ficar atenta aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor, alerta a médica veterinária coordenadora do Programa de Zoonoses de Campinas, Andréa Von Zuben.

“Neste tempo seco não existe água da chuva parada. Por isso, as pessoas precisam ficar atentas, por exemplo, ao regarem as plantas. Elas devem evitar que a água fique acumulada em pratos. Outro cuidado que deve ser tomado é em relação às caixas d´água, que não podem ter frestas”, afirma.

De acordo com ela, esse é um momento muito importante para evitar que os casos da doença se intensifiquem no verão. Neste ano, desde a reintrodução da dengue, nos anos 90, a cidade registrou o primeiro caso do vírus tipo 4, que circula no País desde 2010 e foi notificado no Estado de São Paulo em 2011. Antes de Campinas, duas cidades da região tiveram casos do tipo 4 confirmados.

O vírus tipo 4 da dengue não é mais perigoso que os demais, mas as pessoas que já contraíram a doença continuam suscetíveis.

Volta ao índice de notícias