Estudantes da área de saúde conhecem o SUS de Campinas

22/08/2012

Autor: Diego Geraldo

Dezessete estudantes de diversos cursos da área de saúde estiveram em Campinas visitando os serviços municipais de saúde - SUS Campinas para conhecer a rotina e o trabalho desenvolvidos pela secretaria de Saúde. As visitas, que tiveram início no dia 13 de agosto, fazem parte do Estágio de Vivência na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), projeto do ministério da Saúde, em parceria com o município.

O propósito é que os estudantes conheçam o funcionamento de cada setor, além da diferença dos níveis de atenção: primária, especializada e hospitalar. O Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (CETS), órgão da secretaria que coordenou o estágio, realizou com os estudantes discussões sobre o SUS enquanto política pública e também sobre a organização do sistema em Campinas.

"O VER-SUS é uma aposta na formação de profissionais de saúde comprometidos com o SUS e com a oferta de cuidado com qualidade aos usuários, entendendo que saúde é um direito. É uma estratégia que possibilita aos estudantes conhecer o SUS em sua realidade, a partir do olhar de gestores, trabalhadores e usuários, e vai muito além dos estágios técnicos, realizados por todos os cursos", explicou a coordenadora do CETS, a enfermeira sanitarista Alóide Ladeia Guimarães.

Participaram do VER-SUS estudantes de medicina da Escola Latino Americana em Cuba e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas; enfermagem da Universidade de Campinas (Unicamp), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e da Santa Casa de São Paulo; nutrição da Universidade de São Paulo (USP); farmácia da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP); terapia ocupacional da Universidade Federal do Triangulo Mineiro; fonoaudiologia da Unicamp; e graduação em saúde pública da USP.

A visita contou também com três estudantes, no papel de facilitadores do estágio (um de fonoaudiologia da Unicamp; outro de graduação em gestão pública da Universidade Federal de Minas Gerais; e o último em enfermagem da Universidade Federal de Sobral - CE).

Entre os serviços visitados estão Centros de Saúde localizados nos cinco Distritos, Policlínicas, Centro de Referência do Idoso, CR-DST/Aids, Hospital Municipal Dr. Mario Gatti, Complexo Hospitalar Ouro Verde, Maternidade de Campinas, entre outros.

Complementarmente às vivências, os estudantes participaram de rodas de conversa a respeito de temáticas inerentes ao funcionamento do SUS, como financiamento, modelos de atenção em saúde, clínica ampliada, vigilância em saúde e controle social, com o objetivo de ampliar a reflexão sobre o SUS.

Conhecimento

O estudante de fonoaudiologia na Unicamp Leonardo Ruzene destacou o conhecimento que ganhou nas visitas. "A gente conhecia mais de longe, principalmente pela mídia. Agora tive contato e vi as deficiências e os aspectos positivos de maneira mais direta", disse.

Já a estudante de enfermagem pela USP, Laís Maia, falou sobre o papel de sua futura profissão no sistema. "É muito positiva a participação da enfermagem na atenção básica. As experiências que vivemos aqui vamos levar para a toda a vida e multiplicar por onde a gente passar", explicou.

Quem também viu a aplicação de sua formação na prática foi a estudante de saúde pública pela USP, Leidmar Elias. "A gente viu a importância da gestão e sentiu o funcionamento da unidade na prática. Temos muita gente dedicada nos locais, mas muito trabalho ainda tem que ser feito", disse.

A estudante de medicina pela Escola Latino Americana em Cuba, Nathália Zocchi, relatou que a experiência vivida no SUS é bem diferente do modelo cubano. "O SUS é um projeto em construção e Campinas é uma referência desta construção. Gostei muito do que vi na atenção básica e na atenção multiprofissional. Também se destaca a participação do usuário. É um processo em desenvolvimento que ainda tem que avançar bastante para diminuir a demanda de atendimento", analisou a estudante.

O graduando em gestão pública pela USP, Fausto Soriano Estrela Neto, destacou a experiência vivida no estágio. "Além de conhecer o sistema de saúde de Campinas, aprendemos sobre outros sistemas, como o cubano, por exemplo", disse.

"Entendemos que este estágio é muito potente para ampliar a visão dos estudantes a respeito do SUS e neste sentido, o município de Campinas, desde 2004, quando sediou a primeira edição de estágio organizado pelo Ministério da Saúde, tem investido em versões municipais desta modalidade de estágio, com estudantes das Instituições de Ensino locais. Para nós é motivo de alegria poder sediar esta segunda edição do VER-SUS, pois possibilita a participação de estudantes de outros municípios e estados, conhecendo o que estamos realizando aqui em campinas, com tanto apreço", disse Alóide.

Fotos de Carlos Bassan