Campanha Multivacinação é prorrogada até o dia 31 de agosto

24/08/2012

Autor: Diego Geraldo

Seguindo orientação do Governo do Estado, a Campanha de Multivacinação para atualizar as vacinas das crianças menores de 5 anos será prorrogada até o dia 31 de agosto em Campinas. A aplicação de doses contra Hepatite B nos menores de 29 anos também continua.

A ação será feita nos 63 centros de saúde espalhados pela cidade e a localização deles pode ser obtida pelo telefone 156. Até o último dia 20 foram vacinadas cerca de 5 mil pessoas, de acordo com informações do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). Outro balanço parcial será divulgado no começo da próxima semana.

Estão disponíveis vacinas contra 15 tipos de doenças, como paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. A campanha, iniciada em 18 de agosto, trouxe a vacina Pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

Outra novidade é a Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), que vai substituir as primeiras duas doses da Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP). Injetável, a VIP tem a vantagem de não trazer o vírus “vivo” da doença. Ela é usada em países que já eliminaram a doença.

A VIP injetável será aplicada aos 2 e 4 meses de idade, enquanto a oral será usada nos reforços, aos seis meses, 1 ano e 3 meses de idade e entre 4 e 6 anos.

Para a atualização, os responsáveis devem levar as carteiras de vacinação das crianças para que os profissionais da Saúde verifiquem quais as vacinas necessárias. “No caso de perda de documento, é preciso que se dirijam ao centro de saúde onde costumam vacinar as crianças para conseguir uma cópia da carteira”, explica a enfermeira sanitarista do Devisa, Maria Alice Satto.

Volta ao índice de notícias