Saúde inicia obras de readequação do Pronto Atendimento Centro

27/08/2012

Autor: Marina Avancini

A Prefeitura iniciou nesta semana as obras do Pronto-Atendimento (PA) Centro. A nova unidade de saúde vai funcionar na antiga sede social do Clube Semanal de Cultura Artística, na Rua Irmã Serafina, 937, no Centro.

De acordo com o diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, Mauro Aranha, as obras de readequação do prédio vão começar pelo espaço onde funcionará a área ambulatorial. “A primeira etapa vai contar com a substituição do carpete por piso frio”, comenta. Depois disso, serão levantadas as paredes do ambulatório. “A partir daí realizaremos a construção da recepção, que será no lugar onde funcionava a boate do clube”, conta.

A reabertura da unidade, fechada em março, é uma das metas do programa Mais Saúde, que reúne uma série de ações na área e foi lançado pela Prefeitura de Campinas em 31 de julho.

O novo PA vai funcionar em um espaço de 1.200 metros quadrados do prédio, que tem 3.500 metros quadrados e também vai abrigar outros setores administrativos da secretaria, como, por exemplo, a Coordenadoria de Informação e Informática. Além disso, o local deve contar espaço para eventos da Pasta, que hoje acontecem no Salão Vermelho ou em hotéis da cidade.

O PA terá área de cobertura de 100 mil habitantes do Centro e da região Leste da cidade. A abertura da nova unidade vai começar pelo atendimento ambulatorial , em setembro. Em novembro, o local estará apto para atendimento de emergência dos casos de maior complexidade.

Na ocasião, será instalado um aparelho de raio-X. O antigo PA Centro funcionava em um prédio anexo à Santa Casa e não possuía o equipamento. “Os pacientes eram encaminhados para o Mário Gatti para fazer o exame”, comenta o secretário de Saúde, Fernando Brandão.