Clima seco requer alimentação especial, diz nutricionista

27/08/2012

Autor: Amanda Romero

Sem previsões de chuva, a umidade relativa do ar em Campinas oscila em torno de 25,4% devido a uma massa de ar seco sobre todo o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Com a baixa umidade do ar, a Defesa Civil declara Estado de Atenção Imediato e alguns cuidados são obrigatórios para o bem estar dos campineiros que estão expostos a essas condições ambientais.

Uma dieta equilibrada ajuda quando o assunto é hidratação. A nutricionista da Secretária de Saúde de Campinas, Rosana Nogueira, explica que, em situações como essa, o corpo necessita de mais água e deve-se dar preferência a alguns alimentos específicos, “o consumo de frutas e verduras é o mais indicado, devemos evitar alimentos gordurosos nesse período“, orienta.

A umidade baixa do ar, além de causar a desidratação, ressecar os lábios e deixar a boca seca, atrapalha também o funcionamento do intestino, que tende a ficar mais preso devido ao aumento da necessidade de água pelo corpo, acarretando a desidratação das fezes. A orientação da nutricionista é que em casos como esse as pessoas fiquem atentas ao seu consumo de fibras. “Devemos ingerir pelo menos dois litros de água, carregar na bolsa ameixa, uva passa, damasco e sementes para comer durante o dia“, afirma.

Alimentos que sejam diuréticos, como café, chá e refrigerantes, devem ser consumidos com cautela, já que colaboram com a perda de líquidos pelo corpo.

Cuidados

Os grupos dos idosos e das crianças são os mais suscetíveis à desidratação. Por isso é preciso monitorar a alimentação deles. Para aqueles que dizem não gostar de beber água, uma alternativa para deixá-la mais atrativa é torná-la aromática. Basta adicionar folhinhas de hortelã, cascas de laranjas ou limão, erva cidreira ou até mesmo gotas do suco de frutas.

Andar com uma garrafa de água é uma boa maneira de se manter hidratado durante o dia. Mas deve-se tomar alguns cuidados para que ela não se torne problema e fonte de bactérias. “É preciso mantê-las sempre frescas e limpas e não é indicado que sejam compartilhadas com outras pessoas. Esses cuidados devem ser tomados também com os copos, mesmo os descartáveis”, conta a nutricionista Rosana.

Atitudes simples e alguns cuidados, como colocar uma bacia com água nos quartos durante a noite, utilizar um pano úmido na limpeza ao invés de vassoura e usar soro fisiológico para umedecer as mucosas do nariz, podem evitar que nariz e garganta fiquem ressecados e que pessoas já suscetíveis a problemas de trato respiratórios tenham crises. Não é indicado que se frequente locais com grandes aglomerações, onde a presença de vírus é constante devido à circulação de pessoas.

Uma alternativa é manter os ambientes úmidos, mas o uso de umidificadores, demanda atenção especial, porque não é indicado deixá-los ligados durante muito tempo, já que podem causar mofo nas paredes.

Volta ao índice de notícias