Campinas aplicou 9.489 doses de vacinas durante campanha

28/08/2012

Autor: Diego Geraldo

Os centros de saúde de Campinas aplicaram, do dia 18 de agosto até o dia 27 de agosto, 9.489 doses durante a Campanha de Multivacinação. A atualização das carteiras e vacinação segue até o dia 31 de agosto, conforme orientação do Governo do Estado.

Estão disponíveis 15 tipos diferentes de vacina nos 63 centros de saúde do município. Devem procurar as unidades crianças menores de cinco anos para análise da carteira de vacinação e aplicação de possíveis doses atrasadas.

O secretário de Saúde, Fernando Brandão, explica que ainda não é possível fazer uma análise, já que a campanha não trabalha com metas. “Só vamos sentir o resultado quando fecharmos o balanço da cobertura vacinal no final do ano. De qualquer forma, são mais de 9 mil doses aplicadas em uma semana e Campinas está na média de aplicação de outras cidades”, disse.

A enfermeira sanitarista do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Maria Alice Sato, explica que o número de doses não é correspondente ao número de vacinados, já que existem crianças que receberam mais de uma dose.

“A quantidade de doses aplicadas também não significa que haviam 9 mil crianças com a vacinação atrasada em Campinas. Isso porque o período de campanha coincide com a rotina vacinal de várias crianças, e não existe diferenciação se a vacina estava em dia ou atrasada no sistema”, explicou a enfermeira.

Carteirinha

Nesta Campanha é fundamental levar a carteira de vacinação da criança, pois somente desta maneira será possível avaliar se falta alguma dose.“Essa é uma campanha inédita em todo o país e, por isso, os pais devem ficar atentos e procurar os centros de saúde. É muito importante que os responsáveis levem a carteira de vacinação, pois só assim o profissional saberá qual vacina a criança ainda deve tomar”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp.

Ela destaca ainda que, 'caso tenha perdido o documento, a criança deve ser levada onde sempre foi vacinada, para a busca de um histórico vacinal”.

Estão disponíveis, ao todo, vacinas contra 15 tipos de doenças, como paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Também será disponibilizada, pela primeira vez, a vacina Pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

Outra novidade é a Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), que vai substituir as primeiras duas doses da Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP). Injetável, a VIP tem a vantagem de não trazer o vírus "vivo" da doença. Ela é usada em países que já eliminaram a doença. A VIP injetável será aplicada aos 2 e 4 meses de idade, enquanto a oral será usada nos reforços, aos seis meses, 1 ano e 3 meses de idade e entre 4 e 6 anos.

Somente em Campinas menores de 29 anos também devem procurar os centros de saúde durante a campanha para a atualização da vacinação contra a Hepatite B. A vacina é dada em três doses e há, na cidade, um grande número de pessoas que não tomaram ou deixaram de tomar as doses finais da vacina.

Volta ao índice de notícias