DEVISA implementa Vigilância de Multirresistência em Campinas

01/08/2013

Autor: -

O Devisa – Departamento de Vigilância em Saúde – da Secretaria de Saúde de Campinas, está incrementando a Vigilância de Multirresistência em Campinas. O trabalho de coleta e sistematização de informações tem como principal objetivo melhorar o conhecimento da ocorrência de agentes multirresistentes nos hospitais do município para monitorar e avaliar de maneira oportuna a implementação de medidas de controle e prevenção da transmissão.

“Considerando a emergência e a disseminação não só no panorama mundial, mas também dentro do território nacional, de novos mecanismos de resistência bacteriana em ambientes hospitalares, bem como a situação já existente das infecções hospitalares, estamos implementando novos instrumentos e fluxos de coleta e análise de informações, com um profissional dedicado ao tema”, explica a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Salma Regina Rodrigues Balista.

Ana Laura Tosi Zanatto Bortolli, médica infectologista, será a profissional à frente dos trabalhos. “Para a correta análise do risco necessitamos incrementar a parceria com os hospitais e laboratórios”, conta Ana Laura.

Nas próximas semanas serão agendadas reuniões com os hospitais e laboratórios de Campinas, para estabelecer os novos processos de trabalho. “A ideia é que nós recebamos as informações e possamos fazer as análises e as divulgações para as intervenções que minimizem ainda mais os riscos relativos à assistência em saúde”, completa a coordenadora.

Em 2013, foram registrados 41 pacientes contaminados por KPC, um tipo de bactéria multirresistente, em sete Hospitais de Campinas, de 13 pesquisados. A Vigilância em Saúde acompanhou e vem acompanhando os surtos, dando suporte técnico e científico às instituições.

Volta ao índice de notícias