Higiene correta das mãos pode prevenir H1N1

06/08/2013

Autor: -

Medidas simples como lavar correta e frequentemente as mãos e evitar locais aglomerados reduzem em até 70% o risco de contaminação com diversas doenças, entre elas as H1N1 e a Influenza B. De acordo com o médico infectologista do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) da Secretaria de Saúde de Campinas, Rodrigo Angerami, além das medidas de prevenção, a vacinação é extremamente importante para os grupos de risco.

“Tivemos uma boa cobertura de vacina para esse grupo, com cerca de 87% de pessoas imunizadas. A tendência é que os casos comecem a reduzir”, explica o médico.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Ferreira, o município passou por dias de frio intenso sem contabilizar um aumento expressivo nos casos. “O último registro de morte por Influenza B foi no dia 12 de julho, o que indica que o período mais crítico já passou”, disse.

Até agora, Campinas registrou 69 casos em 2013 para algum tipo de Influenza, sendo 56 deles por H1N1 e 11 por Influenza B. Foram 12 óbitos, 11 por H1N1 (o último caso registrado no dia 22 de junho) e um por Influenza B (no dia 12 de julho).

Volta ao índice de notícias