Mário Gatti capacita equipe em prevenção e segurança do paciente

13/08/2013

Autor: -

O Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, de Campinas, realizou nesta terça-feira, 13 de agosto, o primeiro ciclo de capacitação em gerenciamento de riscos e segurança do paciente. Durante o evento “Prevenção de infecções de corrente sanguínea associada a cateteres vasculares”, foi realizada uma simulação realística da inserção de um cateter central, utilizado em procedimentos para reposição de volumes, como sangue e medicamentos.

O objetivo da simulação, realizada pelo Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, foi qualificar os profissionais das áreas médicas e de enfermagem para a inserção do cateter de modo a garantir maior segurança e prevenção de complicações, tendo a infecção como a mais grave.

A médica infectologista, Paula Telles, explica que a capacitação reforça as práticas recomendadas para a segurança do paciente e destaca a prevenção da infecção como uma ação importante. “Com o treinamento, os profissionais ficam cientes do papel de cada um para a segurança do paciente. Prevenir o risco de infecção é importante, pois ela é responsável por uma permanência maior de internação, uso de antibióticos e risco de mortes”, disse.

A enfermeira do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar, Márcia Lenço, explica que a inserção de cateter é um procedimento corriqueiro no Mário Gatti, com uma média de quatro casos diários. Segundo ela, como se trata de um procedimento invasivo e de acesso venoso, deve ser feito com muita cautela e para isso, a capacitação é importante. “Melhorar o processo de inserção do cateter é tão importante para o paciente como para o profissional de saúde, por isso estamos capacitando multiplicadores das informações nas unidades de trabalho”, afirmou.

A capacitação foi mais uma das ações da Unidade de Gerenciamento de Risco do Mário Gatti, na busca do desenvolvimento e manutenção de ações prioritárias a fim de prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos no atendimento e internação hospitalar.

Rede Sentinela

O Hospital Municipal Mário Gatii, como parte integrante da Rede Sentinela - composta por unidades de saúde que identificam, investigam e notificam, quando confirmados, os casos de doenças, agravos e/ou acidentes relacionados ao trabalho, possui uma Gerência de Risco/ Segurança do Paciente, que está em interface direta com a Anvisa, nas áreas de Farmacovigilância, Hemovigilância e Tecnovigilância.

Crédito: Divulgação/HMMG
Qualificação de profissionais