Prefeitura lança 'Campinas e-você' para colher sugestões da população

26/08/2013

Autor: -

Como você pode deixar os serviços públicos mais eficientes? A pergunta é uma provocação positiva do governo municipal de Campinas à população, e sugestões já podem ser feitas por meio do “Campinas e-você”, uma ferramenta eletrônica e inovadora no País, apresentada na manhã desta segunda-feira, 26 de agosto, pelo prefeito Jonas Donizette. Trata-se de uma plataforma on-line, um novo canal onde qualquer pessoa pode, pela internet, propor ideias para o poder público.

“Campinas e-você” pode ser acessado no http://www.campinasevoce.org.br/  e inicia com sugestões relativas à Secretaria de Saúde. “Esta nova plataforma é mais um canal de diálogo e queremos que a população compartilhe conosco soluções para melhorar os serviços municipais. Vamos, todos juntos, propor ideias inicialmente como melhorar saúde, principal desafio não somente de Campinas, mas de todo o País”, disse o prefeito, durante o lançamento que contou com a participação do vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, do secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza e do presidente da IMA, Fábio Pagani.

O projeto tem o foco no Pronto Atendimento (PA) do  Campo Grande e a proposta é que seja replicado, posteriormente, aos outros PAs do município.  Numa etapa seguinte, o projeto pode também se estender, por exemplo, para a discussão do orçamento público e para outras áreas da administração pública. “Campinas e-você” foi desenvolvido sem custos aos cofres públicos e é um passo adiante das reclamações que devem ser dirigidas a outros dois canais voltados para este tipo de atendimento, que é o 156 e a Ouvidoria Geral do Município.

“‘Campinas e-você’ é mais um canal de diálogo e contribuição ao governo municipal. Estamos abrindo uma janela para trazer novos caminhos para a população que usa o Sistema Único de Saúde mais eficiente, confortável, acolhedor e com atenção adequada”, acrescentou o secretário de Saúde. Segundo ele, 51% da população de Campinas dependem completamente do SUS.

Como funciona

A nova plataforma é para receber sugestões de como melhorar o serviço e será desenvolvida em quatro etapas onde o cidadão tanto pode propor melhorias, quanto identificar e sugerir inovações já existentes em outros locais do Brasil e do mundo. As sugestões serão avaliadas por técnicos da Secretaria de Saúde que vão selecionar as inovações passíveis de serem implantadas de forma técnica e financeiramente. As propostas consideradas viáveis serão colocadas em votação e os autores das dez ideias vencedoras serão convidados para participar da solenidade de implantação da melhoria nos serviços públicos.

A iniciativa é resultado da parceria entre Prefeitura e o Instituto Tellus, uma das quatro entidades que integram o projeto “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, de iniciativa do grupo Comunitas.  A ação do Tellus abrange não só a plataforma digital, mas também uma pesquisa aprofundada sobre  o atendimento e funcionamento dos PAs.

Patricia Vilela, do Conselho do Comunitas, disse que a nova ferramenta representa uma resposta ao contexto atual que o País vive com a onda de protestos e manifestações e aproveitou para convocar os jovens, principalmente, do programa Jovem.com, a divulgar o “Campinas e-você” para que todos participem e se integrem à nova proposta. “Campinas está na vanguarda em dar resposta à demanda do cidadão, em ser ouvido pela Prefeitura. Estou honrada em poder participar de um projeto como este que é um grande passo dado por um prefeito que tem um novo jeito de governar”.

Germano Guimarães do Instituto Tellus disse que Campinas é a primeira do País em ter uma ferramenta desenvolvida para criar governos melhores por meio da inovação.

Na manhã desta segunda-feira, foi montada uma estrutura no Saguão da Prefeitura, para que pessoas pudessem testar a nova ferramenta e fazer sugestões. Na primeira hora de funcionamento do novo serviço, 15 pessoas deixaram seus registros no site. Dentre as propostas, o pedido para acompanhamento mais personalizado de profissionais da área, tais como neurologistas de oftalmologistas. Outros, opinando sobre as estruturas dos postos de saúde.

Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito veste a camiseta do projeto Campinas e-você durante o lançamento

Crédito: Fernanda Sunega
Jonas Donizette apresenta o projeto para secretários e jornalistas