Caminhada marca Dia Nacional de Combate ao Fumo

28/08/2013

Autor: -

A secretária de Saúde de Campinas, em parceira com a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia e a disciplina de Pneumologia da Unicamp, realizam neste domingo, 1º de setembro, uma caminhada na Lagoa do Taquaral para conscientizar as pessoas sobre os riscos do tabagismo. O ponto de encontro é o portão principal da Lagoa e a saída está programada para as 8 horas da manhã.

A caminhada marca o “Dia Nacional de combate ao fumo”, comemorado oficialmente em 29 de agosto, e tem como objetivo principal lembrar à população que a vida pode ser bem melhor sem o tabaco. Não é necessário fazer inscrição e nem pagar nenhuma taxa para participar, basta comparecer ao local.

Profissionais que atuam no Programa Municipal de Tabagismo estarão presentes no evento orientando, tirando dúvidas e distribuindo folders. Além deles, pacientes ativos nos grupos, compostos por pessoas em abstinência, fumantes ativos e passivos, participarão da caminhada. O dia começará com um alongamento preparatório antes de a caminhada seguir pelo circuito interno da Lagoa. Haverá distribuição de água e sucos.

Programa

Campinas tem 28 Centros de Saúde com grupos de apoio especiais de tabagismo. Os objetivos do programa incluem reduzir a prevalência de fumantes passivos e ativos e suas consequências em doenças, mortes, sequelas e aposentadorias precoces na população. Estes objetivos são alcançados por: ações de prevenção da iniciação ao tabagismo, principalmente entre jovens; estímulo à cessação de fumar; proteção da população da exposição à fumaça ambiental do tabaco; redução dos danos individuais e sociais causados pelos produtos derivados do tabaco.

A relação completa com as unidades pode ser encontrada no site da prefeitura ou pelo telefone 156.

Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Fumo

Dia: 1º de Setembro

Local: Lagoa do Taquaral

Evento gratuito, sem necessidade de inscrição