Campinas relata em Fórum Estadual sua experiência no tratamento de tuberculose

03/09/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas é convidada pela organização do Fórum Estadual de Tuberculose para falar sobre a experiência do município com o trabalho dos agentes comunitários de saúde do Paidéia no tratamento da doença.

O Fórum acontece na cidade de São Paulo, nesta quarta-feira (4 de setembro), no Parlatino, na avenida Auro Soares M. Andrade, 564, das 8h às 17h.

A experiência de Campinas, denominada de Tratamento Supervisionado Modificado, tem dado resultados positivos. O trabalho dos agentes de saúde - que tem como base o acolhimento e o vínculo - e a proximidade deles com o paciente tem evitado que as pessoas abandonem o tratamento.

"Esta forma de cuidar já melhorou o tratamento dos portadores de tuberculose. O impacto nos índices de cura e abandono já poderá ser avaliado no próximo ano", diz Brigina Kemp, enfermeira sanitarista, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Brigina Kemp e a auxiliar de enfermagem Silvana Renata Oliveira, que trabalha no Centro de Saúde São Quirino, vão representar Campinas no Fórum. Brigina vai falar sobre o Programa Paidéia – Saúde da Família, por meio do qual foi possível estender o Tratamento Supervisionado Modificado para todo o município. Ela também vai contar sobre a humanização do tratamento e sobre o Projeto Terapêutico Individual que leva em conta as especificidades de cada paciente e que para cada paciente tem uma forma diferente de lidar.

A auxiliar de enfermagem Silvana vai relatar dois casos de pacientes que evoluíram para cura porque foram acompanhados, apoiados e estimulados de perto por ela e pela equipe do Paidéia.

Brigina Kemp ainda vai contar a experência do Amda (Ambulatório Municipal de DST/AIDS). O ambulatório desenvolveu e implantou o Tratamento Supervisionado Modificado para pacientes co-infectados por AIDS e tuberculose. Por meio dele, o Amda conseguiu aumentar para quase 100% a taxa de cura e diminuir a taxa de abandono. E ainda vai falar sobre o impulso que o Programa de Tuberculose desenvolvido por Campinas ganhou a partir de 98.

Saiba mais sobre o Tratamento Supervisionado Modificado - O Tratamento Supervisionado Modificado é uma modificação do Tratamento Supervisionado (DOT) proposto pela Organização Mundial de Saúde, no qual o profissional de saúde deve observar o paciente engolir a medicação, em pelo três visitas, desde o início do tratamento.

No modelo proposto por Campinas, o paciente é acolhido, assistido e estimulado por meio das visitas dos agentes comunitários de saúde. Além disso, os profissionais trabalham para que o paciente desenvolva autonomia no tratamento.

A grande diferença do Tratamento Supervisionado Modificado, porém, está na construção do vínculo entre paciente e profissionais da saúde e da assistência social. A freqüência dos contatos entre equipe de saúde e paciente é maior e, além disso, são desenvolvidos projetos terapêuticos individuais e a cidadania também é estimulada.

Volta ao índice de notícias