Prefeitura convoca escolas para participar da gincana da dengue

09/09/2002

Evento é mais uma etapa do Arrastão da Prevenção,
que tem parceria da Unicamp e apoio de empresas como a CPFL e a Tetra Pak

Alunos das escolas públicas e particulares de Campinas podem aprender um pouco mais sobre a dengue com jogos e brincadeiras. No próximo domingo (15 de setembro), a Prefeitura de Campinas realiza a 1a Gincana do Arrastão da Dengue.

Para participar, basta que a escola inscreva, na Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3735 0475, um responsável para acompanhar as crianças no dia da gincana. A brincadeira acontece das 9h às 12h, na Praça das Bandeiras, na Lagoa do Taquaral, próximo às quadras esportivas. Os participantes receberão camisetas e as escolas receberão um certificado de participação. Também serão sorteados brindes para as crianças.

Serão disponibilizadas 600 vagas para todas as escolas de Campinas. Cada instituição poderá enviar até cinco alunos representantes com idades entre 10 a 12 anos. A Secretaria de Saúde sugere, ainda, que a escola promova um concurso de estórias em quadrinhos e escolha as cinco melhores. Os ganhadores participarão da gincana e terão seus trabalhos expostos no Museu Dinâmico do Taquaral e Estação Cultura (Fepasa).

A melhor estória ainda será publicada em Diário Oficial do Município no Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro. A intenção da Prefeitura é reunir todas as estórias confeccionados pelas crianças para a confecção de um gibi educativo.

Números –Desde janeiro, já foram investigados, em Campinas, mais de 10 mil casos suspeitos de dengue. Deste total, foram confirmados 1.401, sendo que 1.208 são de pessoas que contraíram a doença em Campinas ou seja, são autóctones. Mais de 60% dos casos autóctones são de moradores da Região Sul, onde está localizado o Jardim Campo Belo. Lá, uma pessoa morreu, em maio, com sinais de dengue hemorrágica. Porém, as secretarias de Saúde de Campinas e do Estado ainda analisam se a causa da morte foi mesmo dengue.