Campinas recebe mais preservativos a partir deste mês

11/09/2002

A partir deste mês, a Prefeitura de Campinas ganha um reforço no volume de preservativos distribuídos gratuitamente à população. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de DST/AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis), conseguiu ampliar o repasse feito pelo Estado e vai receber 90 mil unidades por mês.

Atualmente, são distribuídas mais de 200 mil camisinhas todo mês nos Centros de Saúde. Deste total, apenas 15 mil eram repassados pela Secretaria de Estado.

De acordo Cristina Ilário, enfermeira sanitarista coordenadora do Programa de DST/AIDS de Campinas, a ampliação é muito importante, já que a demanda do município é maior do que a quantidade que é distribuída atualmente.

"Desta maneira, distribuímos mais preservativos, não oneramos o Sistema Único de Saúde e investimos no contrato de parceria e responsabilidades junto à Secretaria de Saúde do Estado e à Coordenação Estadual de DST/AIDS através da interlocução importante da Direção Regional de Saúde – DIR XII", diz a coordenadora.

Cristina informa ainda que o próximo passo na questão dos preservativos é discutir com os Distritos e com os Centros de Saúde uma política de distribuição. O objetivo, de acordo com ela, é aperfeiçoar a monitorização do que é dispensado para a população e, a partir daí, passar a distribuir preservativos de acordo com o grau de vulnerabilidade.

A definição de uma política neste sentido foi apontada na 6a Conferência Municipal de Saúde, ocorrida no final de agosto e início de setembro. "A idéia é que haja uma regra geral para a maioria da população. E, para os jovens e profissionais do sexo, por exemplo, que são mais vulneráveis, disponibilizar mais unidades ou o suficiente para que a cultura do uso se estabeleça", afirma Cristina.