Campinas inicia vacinação de cães e gatos contra a raiva

11/09/2002

A Prefeitura de Campinas inicia, no próximo final de semana (14 e 15 de setembro), a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. Os primeiros a serem vacinados serão cães e gatos da Região Sul de Campinas. As doses são gratuitas.

No sábado (14), as equipes da Secretaria de Saúde vão vacinar animais da região de abrangência dos Centros de Saúde Paranapanema, Orozimbo Maia, Esmeraldina, São Vicente, Santa Odila, Vila Ipê e Figueira.

No domingo (15), a vacinação será na área dos Centros de Saúde Faria Lima, Vila Rica , São José, Carvalho de Moura e São Domingos.

A raiva é causada por um vírus, pode acometer também o homem e não tem cura. O animal doente elimina o vírus pela saliva, transmitindo a doença quando morde, arranha ou lambe outro animal ou o homem.

Os cães e gatos são os principais transmissores de raiva para as pessoas. Por isso, a vacinação destes animais, que deve ser feita todos os anos, é muito importante para evitar que a doença acometa o homem.

A expectativa da Secretaria de Saúde é de vacinar mais de 30 mil animais na Região Sul. No ano passado, segundo a veterinária Andréa Von Zuben, da Visa (Vigilância em Saúde) Sul, foram vacinados 30.361 animais naquela área da cidade.

As pessoas que quiserem informações mais detalhadas sobre os postos de vacinação podem ligar no telefone 156 ou no Centro de Controle de Zoonoses, nos telefones 3245 2268 ou 3245 1219 ou 3245 7181.

Contingente – A operação para o controle da doença em cães e gatos na Região Sul vai mobilizar 475 pessoas. Elas receberam treinamento que inclui aulas teóricas e práticas para trabalhar na Campanha. Além disso, todas elas receberam vacina contra a raiva – o que é chamado de tratamento de pré exposição.

Próxima etapa - A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal ocorre em todos os sábados e domingos até o final de setembro e também nos finais de semana de outubro. No próximo final de semana (21 e 22 de setembro), a vacinação será na Região Sudoeste de Campinas.

Confira as datas da vacinação abaixo:

Dias 14 e 15 de Setembro – Distrito Sul.

Dias 21 e 22 de Setembro – Distrito Sudoeste.

Dias 28 e 29 de Setembro – Distrito Leste.

Dias 05 de Outubro – Distrito Norte.

Dias 19 e 20 de Outubro – Distrito Noroeste.

Dia 26 de Outubro – Distrito Norte

Saiba sobre a raiva animal em Campinas - A raiva animal atinge Campinas desde 2000, quando foram identificados os primeiros casos da doença em herbívoros – bois, cavalos, porcos e ovelhas - na região de Joaquim Egídio. Em 2001, a doença atingiu também Sousas e a área rural do Taquaral e o município confirmou 30 casos entre bovinos, eqüinos e quirópteros - morcegos.

Em 2002, já foram confirmados 23 casos em herbívoros e um em morcego. A maioria ocorreu na região do Taquaral, nos bairros Campo Belo, Bananal, Carlos Gomes, Recanto dos Dourados e Gargantilha.

A ocorrência da doença em animais que convivem próximos ao ser humano aumenta a possibilidade da doença, sempre fatal, atingir o homem. Por isso, é importante que as pessoas informem o Centro de Saúde ou o Escritório de Defesa Animal se algum animal morrer com suspeita de raiva ou por outro motivo desconhecido.

O controle da raiva dos herbívoros deve ser feito por meio de vacinação do rebanhos e do controle da população de morcegos. A vacinação em animais de grande porte é de responsabilidade do proprietário. Em áreas onde ocorrem muitos casos, a vacinação é obrigatória e deve ser feita a cada seis meses.

Outra medida importante no controle da raiva é a vacinação de cães e gatos. Em Campinas, a Prefeitura campanha de vacinação contra a raiva para estes animais todo ano. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses mantém a vacinação durante todo ano. A vacina é gratuita.

Também é importante que a população contribua para diminuir o número de animais abandonados que perambulam pelas ruas da cidade e evite crias indesejáveis. As crias podem ser evitadas prendendo a fêmea no cio ou por meio da castração.