Escolas ainda podem se inscrever para a gincana da dengue

11/09/2002

Escolas de Campinas ainda têm até esta sexta-feira (13 de setembro) para inscrever seus alunos para a Primeira Gincana do Arrastão da Prevenção da Dengue. A brincadeira acontece domingo (15 de setembro) das 9h às 12h, na Praça das Bandeiras, na Lagoa do Taquaral, próximo às quadras esportivas.

As inscrições devem ser oficializadas na Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone 3735 0475, ou na Secretaria de Saúde, pelo telefone 3735 0233. Ao fazer a inscrição, a escola deve também indicar um responsável para acompanhar as crianças.

Na gincana, os alunos podem se divertir a valer enquanto aprendem sobre dengue, as formas de prevenção e como colaborar na luta contra a doença. Quem participar, também vai ganhar camisetas e brindes. As escolas receberão certificado.

Serão disponibilizadas 600 vagas para todas as escolas públicas e particulares de Campinas. Cada instituição poderá enviar alunos maiores de 10 anos.

A Secretaria de Saúde também sugere que as escolas promovam concursos de estórias ou outras atividades sobre o tema dengue. Todos os trabalhos podem ser expostos no Museu Dinâmico do Taquaral e na Estação Cultura (Fepasa).

A melhor estória ainda será publicada em Diário Oficial do Município no Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro. A intenção da Prefeitura é reunir todas as estórias confeccionados pelas crianças para a confecção de um gibi educativo.

Arrastão - A Gincana da dengue é mais uma etapa do Arrastão da Prevenção, lançado em 27 de agosto pela Prefeitura de Campinas. O evento é promovido pela Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura, e tem apoio de universidades e da iniciativa privada. O objetivo do Arrastão da Prevenção é envolver estudantes de Campinas na luta contra a dengue.

Números - Campinas tem confirmados, este ano, 1407 casos de dengue. Destes, 1207 são autóctones, 178 são importados e 22 ainda estão em investigação.

DIC I – Nesta quinta-feira (12 de setembro) equipes de saúde do Centro de Saúde DIC I realizam ação contra a dengue na área de abrangência do CS. A ação inclui busca de casos suspeitos nas residências. Profissionais daquele CS desenvolvem, todas as quintas-feiras, ações contra a dengue. Cada semana a ação é na área de responsabilidade de um agente comunitário de saúde. A proposta de apontar um dia "D" contra a dengue foi definida numa oficina de avaliação de dengue e em conjunto com o Núcleo de Saúde Coletiva do DIC I.