Prefeitura orienta jovens sobre prevenção de AIDS, com teatro, dança e outras atividades interativas

12/09/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Programa Paidéia – Saúde da Família, em parceria com a Organização Não Governamental Cedap (Centro de Educação e Assessoria Popular), acaba de colocar em prática na Região Sudoeste da cidade o projeto Prevenindo DST/AIDS nas escolas.

O trabalho está sendo desenvolvido, inicialmente, com 250 alunos, com idades entre 15 e 18 anos, da Escola Estadual Deputado Eduardo Barnabé. São 7 turmas de estudantes de segunda e terceira séries do ensino médio.

As atividades começaram no final de julho, quando profissionais do Distrito de Saúde Sudoeste e da equipe Amarela do Centro de Saúde DIC I iniciaram uma oficina com 60 professores da escola. Eles foram informados sobre as DST/AIDS, a importância de trabalhar com prevenção e sobre o conteúdo a ser abordado no projeto. No início de setembro, os trabalhos já começaram a ser desenvolvidos com os alunos.

O grande diferencial do projeto, porém, é que ele inclui dinâmicas de grupo e outras atividades interativas - teatro e dança entre outras - que tratam das questões de sexualidade e dos métodos anticoncepcionais com enfoque para a prevenção das DST/AIDS.

A ação na Escola Estadual Deputado Eduardo Barnabé ocorre uma vez por semana e vai até novembro. A idéia é que os estudantes apresentem suas atividades na última semana de novembro, às vésperas do Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado em 1o de dezembro.

Saiba sobre o Programa de DST/AIDS de Campinas - O Programa de DST/AIDS de Campinas tem conseguido superar as médias dos êxitos alcançados pelo próprio Programa Nacional de DST/AIDS. A taxa de mortalidade caiu, em média, 40%. A epidemia está estabilizada na cidade. Além disso, o Programa de DST/AIDS do município está se fortalecendo enquanto estrutura do SUS Campinas e, em breve, a cidade inaugura o Centro de Referência de DST/HIV/AIDS.

As equipes do Programa são multiplicadoras – ensinam outros profissionais - da área de assistência e prevenção. Elas são convocadas para capacitar equipes de todo Brasil com conteúdos como estruturação de serviços, assistência e prevenção.

O Programa também desenvolve pelo menos dez projetos em parceria com ONGS (Organizações Não Governamentais) que trabalham com DST/AIDS. E colocou em atividade o Programa de Redução de Danos.

Volta ao índice de notícias