Prefeitura promove, no domingo (15), gincana da dengue no Taquaral

13/09/2002

Alunos de escolas públicas e particulares de Campinas podem se divertir a valer, neste domingo (15 de setembro), enquanto aprendem sobre dengue. A Prefeitura de Campinas, com apoio da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), promove a Primeira Gincana do Arrastão da Prevenção. A brincadeira ocorre das 9h às 12h, na Praça das Bandeiras, na Lagoa do Taquaral, na área próxima às quadras esportivas.

Até as 12h de sexta-feira (13 de setembro), 200 estudantes já estavam inscritos para a gincana. Todos os participantes irão receber camisetas e outros brindes. O objetivo é orientar as crianças sobre como combater a dengue. "A idéia é que eles também sejam multiplicadores das informações e passem a atuar para promover o ambiente seguro, que garante não só contra a dengue mas contra outras doenças", diz Fernanda Borges, coordenadora das atividades educativas da dengue da Secretaria de Saúde.

As atividades contra a dengue prosseguem durante a semana, quando a Secretaria de Saúde promove um arrastão, na quarta-feira (18), na área de abrangência do Centro de Saúde Eulina, na região Norte de Campinas.

Durante a semana, também na Região Norte, equipes do Centro de Saúde Santa Bárbara e do Distrito de Saúde Norte prosseguem com atividades na área dos parques Shalon 1, Shalon 2 e Shalon 3, com os agentes-mirins da dengue.

Eles são crianças da própria comunidade e atuam na prevenção da doença, dando orientações para as famílias sobre a gravidade da doença e a necessidade de combater o mosquito. E também levam informações às famílias para que elas eliminem recipientes que acumulam água.

As atividades dos agentes-mirins são sempre acompanhadas pelos profissionais de saúde. As famílias dos agentes foram informadas e orientadas e as crianças só participam das atividades com a permissão dos pais ou responsáveis.

Para cada dois quarteirões há equipes de três ou quatro agentes-mirins. Eles vistoriam as residências e, uma vez por semana, os agentes comunitários de saúde fazem um balanço dos quarteirões e apontam os melhores resultados. A área do Shalon tem 500 imóveis.

Números - Campinas investigou, este ano, mais de 10 mil casos suspeitos de dengue. Destes, foram confirmados 1407, sendo que 1207 são autóctones – quando a pessoa é infectada no próprio município -, 178 são importados e 22 ainda estão em investigação. O município também identificou, pela primeira vez, o vírus tipo 3 da dengue.