Prefeitura de Campinas lança exposição com trabalhos sobre dengue feitos por estudantes

16/09/2002

Para orientar as crianças sobre como combater a dengue, a Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura, com apoio da iniciativa privada, abre no próximo 30 de setembro uma exposição sobre o tema.

O evento é permanente e deve durar um ano. Em destaque estarão trabalhos com conceitos sobre a doença desenvolvidos por crianças de escolas públicas e particulares da cidade. Os materiais expostos serão renovados periodicamente.

A exposição será no Museu Dinâmico de Ciências – Planetário, que fica na avenida Heitor Penteado, s/n, na Lagoa do Taquaral. O Museu fica aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às h30 e das 14h às 17h30. Também há sessões públicas aos domingos às 15h30 e às 17h.

Cada escola que participar expondo trabalhos vai ganhar 40 lanches do Mc Donald’s. As inscrições devem ser oficializadas na Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone 3735 0475, ou na Secretaria de Saúde, pelo telefone 3735 0233. Ao fazer a inscrição, a escola deve também indicar um responsável para acompanhar as crianças.

A exposição é mais uma etapa do Arrastão da Prevenção da Dengue. O Arrastão tem como objetivo principal orientar estudantes de Campinas sobre a dengue e as formas de prevenção da doença. Foi lançado em 27 de agosto e inclui várias atividades. Dentre elas, a Primeira Gincana da Dengue, ocorrida no último domingo (15 de setembro), na Lagoa do Taquaral.

A Gincana teve participação de 150 alunos de 70 escolas do município. As provas foram desenvolvidas a partir de informações que os estudantes gostariam que fossem passadas de escola em escola.

A primeira foi a Prova do grito, quando as equipes escolhiam um nome. Depois, houve a prova da Caça aos pratos, quando os participantes tiveram que procurar os pratos enterrados na areia. Em seguida houve o Chute à dengue, quando as crianças tiveram que chutar bola ao gol. Ainda teve a Caça ao brinde da dengue e, para finalizar, a Caça ao criadouro. Esta última prova incluía demarcação de locais onde o mosquito da dengue se reproduz, como garrafas, latas, pneus etc.

As crianças que participaram da Gincana ainda puderam se inscrever para um curso de informática, gratuito, oferecido pela Secretaria de Educação. E as escolas aproveitaram para se inscrever para a Exposição.