Prefeitura promove ações contra a dengue, amanhã (18), no Jardim Chapadão

17/09/2002

Equipes da Secretaria da Saúde de Campinas iniciam, nesta quarta-feira (18 de setembro), arrastão contra a dengue no Jardim Chapadão, na parte de trás Pedreira. Os profissionais planejam percorrer 35 quarteirões naquela área, que está na abrangência no Centro de Saúde do Jardim Eulina, na região Norte de Campinas.

A atividade foi programada porque as equipes identificaram suspeitos de dengue no local. Outro motivo para a ação é o grande número de moradores que recusa a visita das equipes, além de casas que permanecem fechadas no momento da operação. Então, embora a área tenha sido trabalhada recentemente, as equipes estão retomando as atividades no local.

A Secretaria de Saúde orienta que a população receba a visita dos agentes de saúde, que estarão devidamente identificados. Os moradores que não estiverem em casa podem retirar os criadouros – qualquer recipiente que acumule água como garrafas, latas, pneus, etc – e deixá-los na calçada que um caminhão da Ecocamp fará a retirada do material.

A dengue é uma doença grave. Quando chove e faz calor, o número de casos aumenta. No entanto, também são identificados casos nos meses mais frios e de estiagem. Por isso, é importante que a população faça constantemente a retirada de qualquer recipiente que acumule água do seu quintal e de dentro de sua casa. Também é importante receber o agente de saúde, que trabalha devidamente identificado. Ele também está na luta contra a dengue e tem orientações importantes sobre a doença e as formas de prevenção.

Números – Campinas enfrenta uma epidemia grave de dengue. Este ano, a Secretaria de Saúde já investigou mais de 10 mil pessoas suspeitas de terem contraído a doença. Destes, 1407 casos foram confirmados, sendo que 1207 são de pessoas que contraíram a doença em Campinas – são autóctones.

Volta ao índice de notícias