Comissão apresenta projeto no Mário Gatti para doação de órgãos

17/09/2002

Nesta quarta-feira, dia 18, às 14h, uma comissão multidisciplinar do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" estará apresentando à diretoria do Hospital o seu Projeto de Captação de Órgãos. Em Campinas, a Central de Captação de Órgãos está localizada no Hospital das Clínicas da Unicamp.

No entanto, de acordo com a exigência do Ministério da Saúde, todo hospital público ou privado deve contar com sua própria equipe de referência nessa área. A doação de órgãos no Brasil começou a ganhar relevância em 1977, com a criação do Sistema Nacional de Transplante.

A legislação que trata da doação de órgãos e transplantes no Brasil (Lei no 9.434 de 4/02/97, regulamentada pelo Decreto no 2.268 de 30/06/97) entrou em vigor em janeiro de 1998.

Segundo o neurocirurgião Demétrius Kasak P. Abrahão, membro da Comissão Interciplinar, no Mário Gatti este tema começou a ser discutido no segundo semestre de 2001. "Vemos os transplantes de órgãos como braço vital da medicina para a salvação e manutenção de outras vidas", afirma o médico.

Além do neurocirugião, fazem parte da equipe multidiscplinar do HMMG os médicos José Hugo Pierangelli e Rita de Cássia Sette, a assistente social Vera Lúcia Reche e os enfermeiros José Roberto Silva e Marina Higo.

Vera Lúcia Reche explica que um dos objetivos dessa equipe é envolver todos os profissionais do Pronto-Socorro, UTI Adulto e Pediátrica, Centro Cirúrgico e Enfermagem do HMMG para detectar potenciais doadores. Ela lembra que essas são as áreas com maior concentração de pacientes com morte encefálica.

O paciente nesse estado apresenta uma lesão irrecuperável do cérebro após traumatismo craniano grave, tumor intracraniano ou derrame cerebral. A morte encefálica pode ser claramente diagnosticada e documentada através do exame da circulação cerebral por técnicas extremamente seguras.

Conscientização

Criar uma cultura de doação de órgãos entre funcionários do Mário Gatti e seus familiares, além de esclarecer à população sobre o processo da doação e a sua importância está entre as propostas da equipe multidisciplinar.

Cabe à equipe, ainda, participar de campanhas educativas promovidas pelo Ministério da Saúde e realizar grupos de reflexão com familiares dos pacientes internados na UTI.

Num segundo momento, a equipe vai organizar seminários e fóruns de discussão, em parceria com outros hospitais de Campinas e região. Também está prevista a realização de um concurso, entre funcionários do Hospital, para escolher o melhor slogan sobre doação de órgãos.