Programa Paidéia inaugura Unidade de Saúde da Família do Village, na segunda (23)

19/09/2002

Com isso, Prefeitura facilita o acesso à saúde a cidadãos da Região Norte.
Em alguns casos, atendimento será feito também nas residências

A Prefeitura de Campinas, por meio do Paidéia – Saúde da Família, coloca em atividade na próxima segunda-feira (23 de setembro) a Unidade de Saúde da Família do Village. A inauguração será as 8h30 com presença da Prefeita Izalene Tiene e do Secretário de Saúde, Gastão Wagner de Sousa Campos.

Com o novo módulo, a Secretaria de Saúde facilita o acesso à saúde aos moradores dos bairros Bosque das Palmeiras, Altos da Cidade Universitária, Village, Fazendas da Colônia Tozan, Piracambaia, Chácaras Leandro, Vale das Garças, Chácaras Mariângela, Fazenda do Jóquei e Fazenda Monte D’Este, todos na Região Norte da cidade.

Até então, a unidade de referência para estes cidadãos era o Centro de Saúde Barão Geraldo que, para alguns usuários, chega a ser até 13 km distante. Agora, o serviço de saúde está dentro do território onde eles residem.

A Unidade de Saúde da Família é um Centro de Saúde pequeno, com uma equipe do Paidéia. Ela é composta de um clínico, um pediatra, um ginecologista, uma enfermeira, três auxiliares de enfermagem e três agentes comunitários de saúde. A equipe ainda tem, como apoio, um psicólogo, um dentista e um Técnico de Higiene Dental. Eles atendem os casos encaminhados pelo módulo.

A equipe trabalha na promoção à saúde, na prevenção, no atendimento a doentes e valoriza a educação em saúde de todas as pessoas da família, com ênfase para gestantes, crianças e idosos. As pessoas são atendidas no módulo e também são feitos atendimentos domiciliares.

A unidade vai realizar coleta de exames laboratoriais e de prevenção do câncer do colo do útero, além de aplicação de vacinas e procedimentos como curativos e inalação. Também vai distribuir medicamentos e constituir e acompanhar grupos de crianças com desnutrição, pessoas com diabetes e hipertensão, grupos de adolescentes, idosos e gestantes entre outros.

A Unidade de Saúde da Família do Village fica na rua Múcio Drumond Murgel, 180. O telefone da nova unidade é 3287 4210 e o atendimento vai das 7h às 16h.

O Centro de Saúde Barão Geraldo e o Pronto-Socorro Anchieta continuam como referência para a população destes bairros.

Ampliando cuidados – Em um ano, o Programa Paidéia, da Prefeitura de Campinas, já colocou em atividade, 116 equipes de Saúde da Família em todas as regiões da cidade. Também inaugurou as Unidades de Saúde da Família do Jardim Lisa, Rossin, Parque Oziel, Parque Itajaí, Caic Santa Lúcia, Satélite Íris e Campina Grande. Até o meados de outubro também serão inauguradas as unidades do Nova América e Rosália. A Secretaria de Saúde ainda pretende ampliar as equipes do Paidéia para 150, melhorando assim a assistência a 150 mil famílias campineiras.