Prefeitura vacina, de graça, animais da Região Sudeste contra a raiva animal

20/09/2002

Cães e gatos da Região Sudoeste de Campinas devem ser levados para tomar a dose contra a raiva animal neste final de semana (21 e 22 de setembro). A estratégia é parte da Campanha de Vacinação Anti-Rábica, que começou semana passada na Região Sul da cidade. As doses são gratuitas.

De acordo com Cláudio Luiz Castagna, veterinário da Visa Sudoeste, a meta é vacinar 22 mil animais naquela área de Campinas, 1 mil a mais do que em 2001. Ele informa que 300 pessoas irão trabalhar nos 50 postos de vacinação.

No sábado, os postos estarão instalados na área do Dic 3, São Cristóvão, Vila Vitória, Vida Nova, Mauro Marcondes, Vista Alegre e a área rural do Aeroporto de Viracopos. No domingo, é a vez do Jardim Aeroporto, Capivari, Vila União, Dic1, Itatinga, Santa Lúcia e os jardins Yeda, Maria Rosa e Novo Campos Elíseos.

A raiva é causada por um vírus, pode acometer também o homem e não tem cura. O animal doente elimina o vírus pela saliva, transmitindo a doença quando morde, arranha ou lambe outro animal ou o homem.

Os cães e gatos são os principais transmissores de raiva para as pessoas. Por isso, a vacinação destes animais, que deve ser feita todos os anos, é muito importante para evitar que a doença acometa o homem.

As pessoas que quiserem informações mais detalhadas sobre os postos de vacinação podem ligar no telefone 156 ou no Centro de Controle de Zoonoses, nos telefones 3245 2268 ou 3245 1219 ou 3245 7181.

Volta ao índice de notícias