Prefeitura vacina animais da Região Leste, de graça, contra a raiva no próximo final de semana

26/09/2002

A Prefeitura de Campinas prossegue, no próximo final de semana (28 e 29 de setembro), com a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. Nestes sábado e domingo serão vacinados cães e gatos da Região Leste de Campinas. As doses são gratuitas. A maioria dos postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h.

Todos os animais com mais de dois meses, mesmo aqueles que já tomaram a vacina este ano, devem repetir a dose. A vacina não tem contra-indicações e até cadelas e gatas prenhes devem tomar a dose. A Secretaria de Saúde está fazendo uma convocação especial para que os donos de gatos levem seus animais ao posto de vacinação, já que estes felinos são caçadores naturais de morcegos, que podem ser transmissores de raiva. Nas últimas campanhas, a cobertura vacinal de gatos em Campinas tem sido baixa e vem diminuindo ano a ano.

O Distrito de Saúde Leste pretende vacinar aproximadamente 17 mil animais. No Sábado, os postos estarão nas áreas de abrangência do CS (Centro de Saúde) 31 de Março, CS Centro (que inclui bairros Cambuí, Centro e Nova Campinas), CS Conceição(Jd. Boa Esperança, Flamboyant, Chácara da Barra e Jd. Planalto), CS Costa e Silva (Vila Miguel Vicente Cury, Santa Genebra e Costa e Silva), CS São Quirino (Vila Nogueira, Parque São Quirino, Jd. Santana, Nilópolis e Pq Imperador) e Taquaral( Alto Taquaral, Mansões Santo Antônio, Taquaral, Bela Vista, Jd. N. Senhora Auxiliadora).

No Domingo, os postos estarão nas áreas de abrangência dos CS Sousas (que inclui região da Vila Brandina e imediações da Sociedade Hípida de Campinas) e CS Joaquim Egídio.

Notificação

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Campinas confirmou, na última semana, mais um caso de raiva animal na cidade. Desta vez, a notificação é de um morcego que foi encontrado caído, de dia, no Centro de cidade, no Largo do Rosário.

Exames laboratoriais, realizados pelo Instituto Pasteur, confirmaram que o animal estava com o vírus da raiva. Trata-se de um morcego que se alimenta de insetos – insetívoro - que, coincidentemente, caiu próximo aos técnicos do CCZ, que participavam de uma atividade educativa na praça.

A ocorrência demonstra, mais uma vez, que o vírus que causa a raiva voltou a circular, inclusive em áreas urbanas de Campinas. Isso potencializa o risco da doença acometer, novamente, cães e gatos e também expõe mais diretamente seus proprietários.

Por isso, é muito importante que as pessoas vacinem seus cães e principalmente gatos, já que esta é a única forma de prevenir a raiva.

Prevenção

A Prefeitura de Campinas realiza, anualmente, campanha gratuita de vacinação contra a raiva animal. Na oportunidade, a população pode levar seus cães e gatos a um posto próximo da sua casa para aplicar, de graça, a dose que protege contra a doença.

No último final de semana, a Campanha ocorreu na Região Sudoeste da cidade, nos bairros localizados no eixo Amoreiras-Ouro Verde. As equipes aplicaram 22.565 doses, sendo 21.019 em cães e 1.546 em gatos. O total de animais vacinados é 7,7% maior do que em 2001, quando foram aplicadas 19.507 doses em cães.

De acordo com o Médico Veterinário Cláudio Castagna, coordenador distrital da Campanha na Sudoeste, todos os Centros de Saúde tiveram aumento de doses aplicadas em relação ao ano anterior. Ele informa que o resultado foi satisfatório, já que o distrito Sudoeste vinha diminuindo a cobertura vacinal ano a ano. Cláudio informa ainda que o Pasteur preconiza um crescimento de 4,5% no número de animais vacinados a cada ano.

Saiba mais sobre a raiva animal em Campinas

A raiva animal vem avançando em Campinas desde 2000, quando foram identificados os primeiros casos da doença em herbívoros – bois, cavalos, porcos e ovelhas - na região de Joaquim Egídio. Em 2001, a doença atingiu também Sousas e a área rural do Taquaral e o município confirmou 30 casos entre bovinos, eqüinos e quirópteros - morcegos.

Em 2002, já foram confirmados 23 casos em herbívoros e dois em morcego. A maioria ocorreu na área de abrangência do Centro de Saúde Taquaral, nos bairros Campo Belo, Bananal, Carlos Gomes, Recanto dos Dourados e Gargantilha.

A ocorrência da doença em animais que convivem próximos ao ser humano aumenta a possibilidade da doença, sempre fatal, atingir o homem. Por isso, é importante que as pessoas informem o Centro de Saúde ou o Escritório de Defesa Animal se algum animal morrer com suspeita de raiva ou por outro motivo desconhecido.

Ocorrências

No ano passado, uma mulher morreu de raiva no Estado de São Paulo depois de ter sido arranhada por seu gato, que tinha atacado um morcego infectado pelo vírus rábico.

Em campinas, o último caso de raiva em humano ocorreu em 1981. Em gato, o último caso ocorreu em 1999, no Parque Santa Bárbara, na Região Norte.

O CCZ ainda lembra que as pessoas não devem tocar animais desconhecidos, apartar brigas ou mexer em cadelas com filhotes para evitar agressões. Em caso de acidentes com animais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde mais próximo.

O CCZ também informa que as pessoas não devem tocar em morcegos caídos, mesmo que estejam mortos. Eles podem transmitir a raiva através da saliva contida em seu corpo, já que têm o hábito de lamber-se. Se alguém encontrar um morcego nestas condições, o procedimento correto é acionar o CCZ pelos telefones 3245 1219 ou 3245 2268 ou 3245 7181.

As pessoas que quiserem informações mais detalhadas sobre os postos de vacinação podem ligar no telefone 156 ou no Centro de Controle de Zoonoses.