Prefeitura abre exposição para orientar população, principalmente estudantes, sobre como combater a dengue

30/09/2002

Evento foi viabilizado por meio de parceria entre Secretarias
de Saúde, de Cultura e de Educação e com apoio da iniciativa privada

O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas mostra para seus visitantes, a partir desta segunda-feira (30 de setembro), uma exposição que informa sobre dengue, o mosquito transmissor e orienta como combater a doença.

Os trabalhos em destaque foram desenvolvidos por crianças de escolas públicas e particulares da cidade, a partir de conceitos sobre a doença. O evento deve durar até 30 de novembro no Museu Dinâmico e será itinerante depois desta data. Os materiais expostos serão renovados periodicamente e o próximo local da exposição ainda será definido.

A exposição é mais uma etapa do Arrastão da Prevenção da Dengue, realizada pela Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura, com apoio da iniciativa privada. Além de informar sobre a doença, o evento desperta a consciência ecológica e promove a educação ambiental.

As escolas que participarem expondo trabalhos vão poder agendar a ida a uma loja do Mc Donald’s, quando irão receber, de graça, 40 lanches. Aquelas que quiserem participar, tanto expondo seus trabalhos como visitando o evento, ainda podem se inscrever na Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone 3735 0475, com Rita.

O Museu Dinâmico de Ciências fica na avenida Heitor Penteado, s/n, na Lagoa do Taquaral, atrás do posto da Guarda Municipal, e abre de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

Mais casos – Na primeira quinzena de setembro, a Secretaria de Saúde confirmou mais cinco casos de dengue, todos de cidadãos que contraíram a doença em Campinas. São os chamados casos autóctones. A transmissão continua na Gleba B, na área de abrangência do Centro de Saúde Carvalho de Moura.

A proximidade destes casos com o Parque Oziel e Monte Cristo preocupa a Secretaria de Saúde. Equipes do Distrito de Saúde Sul têm atuado na área diariamente, tanto à procura de novos casos como desencadeando medidas preventivas e de combate à doença.

Desde janeiro, o município confirmou 1414 casos de dengue, sendo que 1.215 foram contraídos no próprio município, 179 são importados e 20 ainda estão em investigação.

Muito mais ações - Nesta semana (de 30 de setembro a 5 de outubro), haverá atividades de combate à dengue – eliminação de criadouros, ações educativas e busca ativa de casos - em todos os dias e em todas as regiões da cidade. Nesta segunda (30/9), as atividades são na área do Centro de Saúde Taquaral, na região Leste. Na terça-feira (1/10), os trabalhos serão desenvolvidos na área do Centro de Saúde Perseu Leite de Barros, região Noroeste. Na quarta (2/10), as ações serão na área de abrangência do Centro de Saúde Santa Bárbara, região Norte, e, na quinta (3/10), as equipes da dengue vão trabalhar na área do Centro de Saúde Capivari, na Sudoeste. Os locais das atividades de sexta (4/10) e sábado (5/10) ainda estão sendo definidos.

A Secretaria de Saúde também tem desenvolvido ações constantes para o controle dos pontos de risco. Estes são os locais que, pela natureza de sua atividade, podem ser potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue, como borracharias, ferros-velhos, construções abandonadas, floriculturas etc.

Também foram listadas áreas prioritárias para retirada de criadouros e para constante fiscalização da Prefeitura e áreas de prioridade 2, que são aquelas que necessitam de manter locais ao seu redor livres de criadouros. Estas foram incluídas nas ações de limpeza ou roçada pela Secretaria de Serviços Públicos concomitante às ações da Secretaria de Saúde.