Mário Gatti escolhe frase para campanha sobre doação de órgãos

01/09/2003

Esta semana, o Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" elege seu slogan para a campanha permanente sobre doação de órgãos. A frase será escolhida por meio de um concurso, que tem a participação de todos os funcionários da Autarquia, promovido pela Comissão Intra-Hospitalar de Transplante do Mário Gatti.

O concurso faz parte de uma série de ações que visam "criar uma cultura de doação de órgãos entre os funcionários do Hospital e seus familiares, além de esclarecer à população sobre o processo da doação e a sua importância para a coletividade",explica ó médico intensivista José Hugo Pierangelli, um dos membros da Comissão Intra-Hospitalar.

Pierangeli lembra que a captação de órgãos, no Mário Gatti, hoje, é feita apenas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Conforme ele explica, o objetivo é viabilizar condições para que as equipes médicas, de enfermagem, além do Serviço Social, realizem todos os procedimentos necessários, que antecedem a retirada dos órgãos, no próprio local onde o paciente estiver internado.

"Essa comissão trabalha para que, em curto espaço de tempo, a captação aconteça, além das UTIs, nos prontos-socorros, Centro Cirúrgico e enfermarias", informa o médico intensivista.

A Comissão Intra-Hospitalar de Transplante do Mário Gatti segue as determinações do Ministério da Saúde, que estabelece que todo hospital público ou privado deve contar com sua própria equipe de referência nessa área.

Uma vez autorizada a retirada dos órgãos, o Mário Gatti inicia um trabalho em conjunto com a Central de Captação de Órgãos, localizada no Hospital das Clínicas da Unicamp.

Volta ao índice de notícias