Campinas vacina 92,7% contra a paralisia infantil

01/09/2003

Relatório divulgado nesta segunda pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que há cinco anos o município não alcançava uma cobertura vacinal tão expressiva

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 69.586 crianças menores de 5 anos na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A quantidade corresponde 92,7% da população nesta faixa etária e representa 3.414 crianças a mais do que o número de pequenos atingidos na primeira fase, quando 66.172 – 88,2% - receberam a gotinha. De acordo com a Fundação Seade, o município tem 75.063 cidadãos com menos de cinco anos. A segunda fase teve início em 23 de agosto e terminou na última sexta-feira, 29.

Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira, 1 de setembro, pela Secretaria Municipal de Saúde, desde 1.998, Campinas não atingia um índice tão bom durante as campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite. Em 99, foram vacinados 88%. Em 2000, 86,5%, em 2001, 84,3% e, em 2002, 85,2%. Este ano, na primeira fase, 88,2% do público alvo receberam a vacina. Em 2002, na segunda etapa, foram vacinados 84,6%.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cobertura vacinal contra a pólio deve abranger 95% das crianças menores de cinco anos.

Segundo a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, a melhora no índice se deve ao esforço conjunto das equipes de saúde do município e às parcerias estabelecidas com representantes da sociedade civil, dentre eles o Rotary Clube que há anos está engajado na luta mundial contra a pólio.

A Prefeitura também reforçou as ações conjuntas com associações comunitárias, comunidades religiosas, instituições públicas e privadas, associações organizadas e Organizações Não Governamentais (ONGs). "O esforço valeu a pena. No próximo ano, vamos repetir a estratégia e ampliar ainda mais as parcerias", diz Brigina.

Mobilização

Na segunda etapa da campanha, em Campinas, foram mobilizadas 1.333 pessoas, em mais de 290 postos de vacinação. Na área rural e nos locais mais distantes, as doses chegaram em unidades volantes por causa do acesso difícil.

Em todo País, 443 mil pessoas, entre servidores e voluntários, atuaram em mais de 116 mil postos. Os profissionais tiveram à disposição 40 mil veículo, 2,5 mil embarcações e dez aeronaves para facilitar o transporte das equipes.

O investimento total na campanha contra a pólio foi de R$ 26,8 milhões, dos quais R$ 9,3 milhões foram aplicados na compra de 29,5 milhões de doses de vacina. Campinas recebeu 100 mil doses contra a pólio, além das vacinas contra outras doenças.

A OMS estima que a imunização em todo o mundo previna 550 mil casos da doença a cada ano. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava ou deixava seqüelas físicas em cerca de 600 mil pessoas todos os anos. A última ocorrência de poliomielite no Brasil foi registrada em Sousa, na Paraíba, em 1989. Em Campinas, o último caso foi em 1984.