Mais de mil participam da festa do segundo aniversário do Paidéia

01/09/2003

Mais de mil pessoas passaram pela Estação Cultura na última sexta-feira, 29 de agosto, durante as comemorações de dois anos de implantação do Programa Paidéia, da Secretaria de Saúde de Campinas. A festa teve início às 8h30 com a prática de lian gong (lê-se liam cum). Às 9h, houve abertura das festividades e mesa redonda que abordou avanços e perspectivas do Paidéia. Ao meio-dia, durante o almoço, os participantes puderam conferir as "pratas da casa" com apresentações culturais de grupos de usuários dos serviços de saúde da Prefeitura e de servidores da pasta.

O momento de maior destaque da festa ocorreu no início da tarde com a divulgação dos trabalhos que receberam o prêmio "Experiências exitosas do Paidéia". Dos 101 trabalhos inscritos, a comissão de seleção escolheu os 15 de maior destaque. Dentre eles, os cinco melhores receberam prêmio em dinheiro (confira os trabalhos selecionados no quadro abaixo).

As comemorações foram encerradas às 20h30 depois de apresentação do grupo Quarteto de Cordas. Durante todo dia, houve exposição de trabalhos desenvolvidos por grupos de pacientes acompanhados pelas equipes do Paidéia.

O Secretário Nacional de Saúde, Gastão Wagner de Sousa Campos, participou do evento e ressaltou que o Ministério da Saúde utiliza o exemplo de Campinas como referência para médias e grandes cidades do Brasil que estão para implantar o programa de saúde da família. De acordo com Gastão Wagner, um dos desafios do Ministério da Saúde é qualificar e humanizar a atenção básica, principalmente nas cidades médias e grandes. "Campinas foi a primeira cidade no Brasil a fazer isso ao implantar o Paidéia, modelo que valoriza a prevenção e a clínica. E ainda inovou porque incorporou nas equipes de saúde da família o pediatra, o ginecologista e profissionais de saúde bucal", disse.

O Paidéia ampliou a assistência a saúde a 150 mil famílias campineiras. Desde sua implantação, em agosto de 2001, já foram instituídas 135 equipes de saúde da família nos 46 Centros de Saúde do município. Cada equipe é composta por médico de família, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Algumas equipes ainda são ampliadas com dentista, auxiliar e técnico de higiene dental.

Os agentes comunitários, sempre moradores do bairro, visitam os cidadãos das suas comunidades, identificam doenças e encaminham os casos para as equipes que ficam nos Centros de Saúde ou nos Módulos de Saúde da Família. O cidadão que precisa, recebe assistência em casa.

De acordo com a Secretaria de Saúde, até o final de 2003 a previsão é de que Campinas conte com 150 equipes do Paidéia, atendendo a 600 mil cidadãos em todas as regiões da cidade. A meta é implantar 200 até o final de 2004.

Confira abaixo os trabalhos selecionados:

Titulo do Trabalho

Unidade

Distrito

Ações de controle a leishmaniose tegumentar americana na região sudoeste de Campinas

Zoonoses

@gentes on line

CS Costa e Silva

Baile da Feliz Idade: uma experiência impactante em saúde coletiva

Santa Lúcia

Sudoeste

Centro de Convivência e cooperação "Tear das Artes"